Prefeitura leva curso de cultivo de cana de açúcar e produção dos derivados para Comunidade Mariana

Categoria: Institucional

Data: 21/11/2017

Crédito: Assessoria de Comunicação

Levar aperfeiçoamento profissional e capacitação técnica para os produtores rurais é um dos compromissos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Durante toda semana moradores da Ramal Mariana I, localizado na Comunidade Rural Santa Rosa, participaram de um curso de cultivo de cana de açúcar e produção de seus derivados, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Senar. O prefeito Ilderlei Cordeiro visitou o local, onde aconteceu a finalização do curso nesta sexta-feira (20).

Para a produtora rural, Maria Lenir, o curso é fundamental para que os agricultores possam aperfeiçoar o trabalho com técnicas que ainda não conheciam, podendo assim oferecer um produto com maior qualidade para o consumidor. “Estamos retomando essa cultura que é tão importante na nossa comunidade.Com a formação do produtor teremos o conhecimento, e não vamos mais perder tempo, pois vamos trabalhar sabendo que a coisa dá certo. Para nós foi um bom aprendizado”, declarou a produtora.

O coordenador do Senar, Marcelo Diógenes, explicou que os produtores receberam diversos conhecimentos, desde a parte do plantio, como evitar doença na plantação, a forma correta como descascar e tratar a cana para produzir os derivados, e como fazer cada um dos produtos, desde o açúcar gramixó, a rapadura, alfenim, o mel, dentre outros. Durante a capacitação os alunos aprenderam ainda a fazer um novo derivado da cana, a batida.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Genilson Maia, o curso faz parte do programa de capacitações elaborado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. “Desenvolvemos essas capacitações no município com os produtores rurais em várias cadeias. O curso vem de encontro com a necessidade do produtor, a nossa ideia é capacitar os agricultores e melhorar a cada dia o meio de vida dessas pessoas”, explicou o secretário.

Segundo o prefeito Ilderlei Cordeiro, investir na agricultura é um dos compromissos de sua gestão assumidos no plano de governo que está sendo honrado com os produtores.

“Esse é o primeiro curso na área de cana de açúcar para capacitar os nossos produtores rurais. Eles estão se aperfeiçoando em várias práticas. Agradeço ao Senar, na pessoa do Marcelo e sua equipe, que não medido esforços, tem nos ajudado muito a qualificar esses produtores que com certeza vão melhorar a qualidade de seus produtos para poder vender com um preço melhor e assim melhorar a renda de suas famílias. Parabéns a todos os moradores aqui do Ramal da Mariana, contemplados com esse primeiro curso. Vamos fazer mais capacitações em outras áreas e comunidades rurais do município”, destacou.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está com um cronograma de inúmeras outras capacitações que estão sendo realizadas ou ainda serão executadas até o final do anos em diversas localidades rurais, entre eles: curso de avicultura, doce e salgado, olericultura, cultivo de milho, arroz e feijão, uso do GPS como ferramenta no mapeamento dos recursos naturais, operação e manutenção de tratores agrícolas, sistema de produção do guaranazeiro, negócio certo rural –NCR, piscicultura, artesanato de crochê em barbante, cultivo de pimenta do reino, café, cana de açúcar, guaraná e banana.

Outros álbuns

Selecione a Categoria: