A lei abrange débitos vencidos até dezembro de 2017. Os contribuintes têm até o dia 30 de setembro para fazer sua regularização.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro lançou nesta terça-feira (10) o Programa ‘Refis Municipal’, que permite a redução de juros e multas e o parcelamento de débitos tributárias de contribuintes junto ao município. A medida foi tomada com a aprovação da Lei nº782, de 09 de abril de 2018.

A lei abrange débitos vencidos até dezembro de 2017. Os contribuintes têm até o dia 30 de setembro para fazer sua regularização com acesso ao benefício. O desconto é de 100% em juros e multas para os débitos pagos à vista. Já para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, podem fazer o pagamento em até seis vezes, recebendo um desconto de 50%.

Em 2017, na parte de IPTU, mais de 70% dos contribuintes não pagaram seus impostos, tendo apenas 30% de adimplência. A arrecadação que deveria ser de R$ 8 milhões, não chegou nem mesmo aos R$3 milhões. De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, para que os benefícios possam chegar até população é necessário a contribuição de todos.

“Esse é o nosso maior desafio, justamente o de buscar arrecadações para podermos investir na cidade. Somente com essas arrecadações conseguimos fazer os investimentos em recapeamento de ruas, tapa buracos, conserto de calçadas, de meio fios, desobstrução de bueiros. Acreditamos no potencial e no compromisso da nossa população com nossa cidade. A obrigação tem que ser de duas vias, por um lado o prefeito recebe as arrecadações e faz os investimentos necessários, e por outro lado a população tem que fazer seus pagamentos devidos e obrigatórios”, destacou o prefeito.

Cordeiro enfatizou que com a arrecadação será possível a Prefeitura se planejar para iniciar no período de verão uma verdadeira operação nas ruas,  não apenas de tapa buracos, mas de recapeamento na cidade.

Data de publicação: 10/04/2018

Créditos das Fotos: Flávio Barros