O encontro envolve todas as prefeituras do Vale do Juruá, com um trabalho pedagógico que visa capacitar e formar gestores, secretários, vereadores e agentes públicos.

O prefeito Ilderlei Cordeiro, os secretários municipais e a equipe técnica da prefeitura de Cruzeiro do Sul participaram nesta terça-feira (07) do seminário “TCE e municípios”, realizado durante o III Encontro Técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Teatro Môa da Ufac.
O encontro envolve todas as prefeituras do Vale do Juruá, com um trabalho pedagógico que visa capacitar e formar gestores, secretários, vereadores e agentes públicos de modo geral. As palestras discutem temas importantes como improbidade administrativa, transparência, recursos administrativos junto ao TCE, nepotismo e impedimentos nas nomeações, prestação de contas, entre outros.
De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado , Valmir Ribeiro, a missão do TCE é além de fiscalizar, também orientar.
“Estamos prestando essa orientação aos nobres prefeitos, vereadores e seus assessores para como devem fazer e administrar a gestão pública, o dinheiro público. Sabemos que todos têm suas responsabilidades, mas muitas vezes nós como gestores deixamos passar, e isso não pode, pois o Tribunal pega lá na frente. Isso faz com que o gestor e a sociedade tenham problemas sérios, pois deixa de vir recursos para o município, por isso nosso papel é esse, de orientá-los”, enfatizou o presidente do TCE.
Para o prefeito Ilderlei Cordeiro, o encontro é fundamental para que a gestão possa receber todas as orientações e poder administrar o município da melhor forma.
“Todo dia aprendemos um pouco mais. Estamos recebendo esse encontro pela terceira vez, agradecemos ao Valmir Ribeiro nosso presidente, e a todos os conselheiros que tem se empenhado para tiraras duvidas e caminhar seguindo as leis. São muitas burocracias, as leis engessam muito as administrações. Nossa equipe não para de buscar informações e tirar dúvidas, e consequentemente fazer o possível para errar menos. A população cobra os resultados de uma boa gestão, e é isso que temos feito a cada dia”, relatou o prefeito.

Data de publicação: 07/11/2017