O evento ocorre no Hotel Swamy e tem como tema “Prestação de Contas Municipais: Orientação sobre normas e procedimentos a serem adotados”

O prefeito Ilderlei Cordeiro, o vice-prefeito José Lima, secretários e toda equipe técnica da Prefeitura de Cruzeiro do Sul participaram na manhã desta terça-feira (13) do “I Encontro Técnico: TCE/AC e os municípios 2018”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, através de sua Escola de Contas. O evento ocorre no Hotel Swamy e tem como tema “Prestação de Contas Municipais: Orientação sobre normas e procedimentos a serem adotados”.

Entre os principais temas abordados no encontro estão: “O Dever de Prestar Contas; Falhas e Irregularidades nas Prestações de Contas; Envio de Remessas: Prestação de Contas Mensais 2018 e Defesa e Recurso junto ao TCE”. Além de Cruzeiro do Sul, participam do evento os municípios de Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porta Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá, com equipes envolvidas na prestação de contas.

De acordo com o presidente do Tribunal de Contas Valmir Ribeiro, a Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária do TCE (DAFO) propôs o tema com o objetivo de trocar experiências a partir de dificuldades evidenciadas nos processos de fiscalização e prestações de contas anuais.

“O Tribunal de Contas vai aos municípios três vezes por ano, praticamente de três em três meses estamos juntos com nossos gestores, e isso é uma prevenção, uma parte mais pedagógica do Tribunal de Contas em ir aos municípios e conversar com nossos prefeitos e vereadores e mostrar como deve ser feitas as prestações de contas, enfim, estamos sempre junto aos municípios ou os prefeitos nos procuram na capital, fazendo assim o dinheiro público ser bem mais empregado e ter um retorno maior para população”, enfatizou o presidente.

O prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro enfatizou a importância de capacitações como estas para que toda equipe possa tomar todas as ações da forma correta.

“É sempre muito bom estarmos com o Tribunal de Contas nos ajudando e orientando. Estamos aqui com nossa equipe de compras, de licitação, controladoria interna do município, a contabilidade, finanças, enfim, viemos aqui para tirar as dúvidas finais para poder enviar nossa prestação de contas anual, pois faltam apenas alguns anexos. Estamos fazendo o possível para não errar diante de tantas exigências e das novas leis que aparecem, e assim vamos fazer o possível para entregar a prestação de contas como o Tribunal de Contas exige. Isso só é possível com a qualificação da nossa equipe”, destacou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 13/03/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!