O encontro realizado durante toda semana definiu o planejamento para que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul possa executar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Saneamento Básico

Encontro define execução dos Planos de Resíduos Sólidos e de Saneamento Básico

O encontro realizado durante toda semana no auditório do Posto de Saúde da 25 de Agosto definiu o planejamento para que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul possa executar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e o Plano Municipal de Saneamento Básico, que devem ser concluídos até o dia 31 de dezembro de 2017. O prefeito Ilderlei Cordeiro participou do encerramento do encontro, que contou com a presença de diversas secretarias municipais, além de outros órgãos voltados aos trabalhos ambientais, e já garantiu total empenho na execução.

As atividades de execução dos planos já começaram nesta segunda-feira (08). Durante o planejamento foram criadas comissões responsáveis por cada função, formadas por pessoas com formação técnica em cada área de competência. Os planos envolvem a área de resíduos sólidos, drenagem, esgoto e água.
Foram criadas quatro instâncias para elaborar em conjunto os planos, sendo elas a Secretaria Técnica dos Planos (STP), responsável pelos trabalhos de assessoramento aos outros grupos durante todo processo de elaboração, o Comitê Executivo dos Planos (CEP), responsável pela operacionalização e tomadas de decisões estratégicas, o Grupo de Trabalho de Acompanhamento dos Planos (GTP), responsável por acompanhar e avaliar a elaboração dos planos, e pela Equipe de Elaboração de Planos (EEP), sendo esta a instância responsável pela elaboração dos produtos, desde o planejamento dos trabalhos até a aprovação dos dois planos.

Durante todo o ano serão realizadas diversas ações como fóruns, seminários, audiências e consultas públicas, para ouvir toda população sobre os assuntos apresentados posteriormente. Foi criada uma sala na Secretária de Meio Ambiente para que as equipes possam executar as ações. O conteúdo dos planos contará com mobilização social, diagnóstico da situação do saneamento básico, prognóstico, objetivo e metas, além de programas, projetos e ações de monitoramento e avaliação.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, esteve presente no planejamento das ações e se comprometeu a apoiar todos os serviços realizados pelos comitês.

“Este é um momento de extrema importância. Nosso município precisa elaborar esses planos até o final do ano, e temos que dar prioridade a este assunto. Recebemos durante toda semana a orientação do Ministério Público, que apresentou para equipe a demanda e forma de trabalho, e hoje chegamos ao fim deste encontro com um planejamento das ações para executar esses planos, que já começam nesta segunda-feira. Vamos dar todo o apoio no que for preciso aos comitês para que a execução saia como planejada e assim possa oferecer o melhor para nossa população. A gente aproveitou ao máximo essa semana de planejamento. As equipes que participaram do encontro estão direcionadas para saber o que fazer até o dia 06 de dezembro, quando vamos levar os planos para serem apresentados na Câmara de Vereadores”, finalizou o prefeito.

Fonte: Assessoria

Data de publicação: 11/05/2017

Créditos: Assessoria

Compartilhe!