O projeto inovador, realizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, leva para população um ambiente limpo, agradável e propício ao bem-estar, através da distribuição de caixas de lixo totalmente sustentáveis. A ação ecologicamente correta, transforma pneus usados, que poderiam ser depósitos de mosquitos transmissores de doenças, em caixas de lixo resistentes e com durabilidade, favoráveis a acondicionar o lixo dos moradores. O bairro do Alumínio foi a primeira localidade a receber as ações, que serão levadas para todos os bairros da cidade.

O Projeto de Limpeza contempla ainda os bairros com serviços de roçagem, recolhimento de lixo e entulhos, varrição, iluminação, reparação de meio fios e caneletas, limpeza de bueiras e tapa buracos, além de sinalização de trânsito. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul também colocará contêineres em locais onde existe uma dificuldade para o acesso ao caminhão de lixo e que a produção de resíduos seja maior.

As caixas de lixo são produzidas pelos próprios funcionários da Secretaria Municipal de Obras. Manoel Moraes, explicou como o material é produzido. “Primeiramente nós separamos o pneu, depois cortamos, e em seguida passa para montagem, depois furada e arrebitada, feita todo uma estrutura com grade de ferro. O passo seguinte é colocar o cimento no fundo, indo para pintura em seguida e instalada a tampa. A proposta é que essas caixas tenham maior durabilidade, pois o pneu passa bastante tempo para se decompor”, explicou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Romário Tavares, esteve presente na entrega, e agradeceu o esforço da prefeitura em oferecer as caixas de lixo para toda população. “Fico feliz, o poder legislativo está presente nessas ações, e quero aqui dizer a sociedade cruzeirense que temos que acreditar, e esse trabalho será fruto de muitos elogios nos próximos dias”, relatou o vereador.

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, parabenizou o trabalho de toda equipe que está trabalhando neste projeto inovador, e enfatizou a importância de cuidar da parte ambiental, reutilizando materiais que poderiam provocar danos ao meio ambiente.

“Fui em Rio Branco, visitei um amigo que tinha um projeto particular de colocar essas caixas de lixo em alguns bairros da cidade, e decidi trazer para nossa cidade, o que vai ajudar a parte ambiental. Os pneus serão reciclados, trazendo uma condição melhor para nossa população ter onde acondicionar os resíduos sólidos. Apesar da lei 12.305 de 2010 estabelecer que a responsabilidade de acondicionar os resíduos domésticos é da população, nossa gestão teve a preocupação de construir esses recipientes,  recolhendo os pneus usados, utilizando a mão de obra da prefeitura e transformando em caixas de lixo, que já estão sendo distribuídas nos bairros para que os moradores possam acondicionar seus lixos”, enfatizou o prefeito.

Data de publicação: 03/01/2018