Estudantes Universitários de Biologia e Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciam ações para elaboração dos planos de Saneamento Básico – PMSB e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - PMGIRS que estão sendo construídos pela atual gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro. O objetivo é que esses estagiários trabalhem na localização e caracterização das Micro Bacias Hidrográficas do município.

Os estagiários receberam uma capacitação para suporte em forma de conhecimento e informação unificada. O professor da Ufac, Marcelo Muniz, destaca a importância da capacitação oferecida pela prefeitura aos universitários. “Esse conhecimento passado aos alunos garante que haja uma difusão através das pessoas no trabalho que está sendo executado para o planejamento dos planos no Município de Cruzeiro do Sul”, disse o professor.

De acordo com o Engenheiro Civil do Município, Geraldo Ribeiro, é necessário fazer o cadastramento das áreas de risco, para se ter uma radiografia dos problemas reais da cidade. Os dados coletados serão necessários para planejar o escoamento de águas pluviais, eliminar os pontos de enchente do município para que a Secretaria de meio ambiente possa ter conhecimento dos locais de alagação e de passagem de água. “É preciso identificar nascentes, edificação e localização dos caminhos das águas nos perímetros urbanos, pois estes dados facilitam no desenvolvimento de projetos sobre coleta, tratamento e escoamento de esgoto”, destacou o engenheiro.

A colaboração dos estagiários é necessária para aceleração no andamento da elaboração dos planos. A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Rosa Sampaio, destacou a sensibilidade da gestão, em atender ao pedido da Equipe para fechar parceria com os aprendizes. “A mão de obra desses universitários é muito importante, porque eles nos ajudarão na coleta de informações que são necessárias para dar continuidade à construção dos planos, então quero agradecer ao prefeito Ilderlei Cordeiro e o Vice – Zequinha Lima, que não tem medido esforços para que o trabalho seja concretizado até o final deste ano”, falou a Secretária.

Os estagiários já iniciaram as ações dos trabalhos, realizando o cadastramento das quadras onde correm as micro bacias hidrográficas, no bairro João Alves. Fazendo parte ainda dos trabalhos dos planos, a equipe realiza no lixão de Cruzeiro Sul um trabalho de separação dos resíduos recolhidos no Centro da cidade, para obter informações concretas e caracterizar cada tipo de lixo. Em seguida o mesmo levantamento será feito em todos os bairros da cidade, e nas vilas rurais, com o objetivo fornecer futuramente esses dados para empresas recicladoras que possam vir a se instalar na cidade.

Data de publicação: 05/10/2017

Créditos: Assessoria de Comunicação