O olhar diferenciado da gestão de Cordeiro em relação a política sustentável de manejo do lixo é relatado com destaque na reportagem.

As inúmeras medidas tomadas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, durante a gestão do Prefeito Ilderlei Cordeiro, para eliminar de forma urgente todos os problemas encontrados no ‘lixão’ e resolver as demandas ambientais, fizeram o município ser destaque na revista do Ministério Público do Acre ‘Cidades Saneadas’.

A revista aborda a preocupação do gestor municipal, quando assumiu a gestão em 2016, em tomar medidas emergenciais, que iam desde a contenção de gastos com coleta de lixo hospitalar e de abatedouros, até mesmo a busca de parcerias para elaboração dos planos ambientais de resíduos sólidos e saneamento básico, e o cadastro na Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

O olhar diferenciado da gestão de Cordeiro em relação a política sustentável de manejo do lixo é relatado com destaque na reportagem, que enfatiza que Cruzeiro do Sul foi um dos 14 municípios que conseguiu implantar a prática da logística reversa ou de reuso dos pneus, confeccionando caixas de lixo feitas do material e até mesmo rotatórias sustentáveis pela cidade. Com toda essa mudança de atitudes, mais de 5.220 pneus deixaram de ir para o lixão de 15 cidades, reduzindo assim novos focos de dengue e a degradação ao meio ambiente, de acordo com os dados da revista do MP/AC.

A Prefeitura realizou ainda atendimento de saúde voltados para moradores do entorno do lixão, em busca de avaliar a saúde dessas pessoas, e oferecer tratamento adequado caso houvesse algum tipo de contaminação decorrente do lixo, tendo levado o atendimento há quase 50 moradores da área, vindo de encontro a uma das preocupações também do MP, a de salvaguardar a saúde da população desse entorno.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 11/05/2018

Compartilhe!