Diversas crianças e adolescentes receberam as orientações sobre os cuidados essenciais que devem ser tomados em relação a água

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  realizou na manhã desta quarta-feira (22), diversas atividades de educação ambiental na Escola de Ensino Fundamental Maria da Conceição, no bairro do Remanso. Diversas crianças e adolescentes receberam as orientações sobre os cuidados essenciais que devem ser tomados em relação a água e com os rios e igarapés da cidade.

Durante a atividade a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma homenagem ao ambientalista Antonio de Paula (in memorian), que foi um dos grandes defensores das causas ambientais no município, e atuou durante muitos anos como presidente da Associação dos Amigos das Águas (Amag). O secretário de meio ambiente, Everton Melo, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo ambientalista durante muitos anos em Cruzeiro do Sul, em prol da preservação dos rios e igarapés.

A aluna Emily Dias aprendeu com a equipe os cuidados que deve tomar. “Sem a água não vivemos, uso para lavar louça, escovar os dentes, fazer comida. Tento reutilizar a água e não desperdiçar, pois temos que cuidar da água que temos no planeta”, falou a aluna

A educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Damiana Lima

“Este trabalho de educação ambiental está sendo desenvolvido desde 2017. O prefeito Ilderlei está sendo muito sensível as causas ambientais. Neste ano estamos trabalhando as diversas temáticas. A água é um tema que estamos trabalhando hoje me alusão ao dia mundial, mas é um tema que já trabalhamos e continuaremos ao longo dos anos”, finalizou. 

O dia Mundial da água foi instituído em 22 de Março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), data essa que tem como objetivo reunir as nações de diversos países, para juntos discutirem as diversas temáticas  que envolvem os recursos hídricos. De acordo com a Agencia Nacional de  Água - ANA, o Brasil é detentor de aproximadamente 12% de toda água doce do planeta, sendo que 80%dessa,  está distribuída na região Norte. Quando observamos esse percentual, observa-se também a responsabilidade que tem o país na conservação desse tão importante recurso, que é fundamental a nível global, pois está diretamente relacionado a manutenção de diversas formas de  vidas no planeta terra. No município de Cruzeiro do Sul, esse dia foi comemorado com uma série de atividades em escolas, entre elas a Escola Maria da Conceição Castro Lima, em que foram levados os conceitos básicos para as boas práticas de uso racional desse importante recurso. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 22/03/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!