O objetivo é que essas ações sejam desenvolvidas continuamente.

Com intuito de formar e conscientizar as pessoas com pensamentos sustentáveis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, realizou nos meses de janeiro e fevereiro, diversas atividades de educação e conscientização ambiental em comunidades São Raimundo e Passo da Pátria, pertencentes a Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade.

Foram oferecidas oficinas para crianças e adultos das duas comunidades, atingindo com essa ação a participação de aproximadamente 50 pessoas.  O objetivo é que essas ações sejam desenvolvidas continuamente de forma a contribuir para formação de pessoas mais conscientes e preocupadas com a conservação ambiental, visando sempre o uso sustentável dos recursos naturais do município.

Entre os principais temas abordados com os moradores, estão a definição de lixo, resíduos sólidos, tempo de decomposição do lixo, poluição em consequência do lixo, doenças relacionadas ao lixo, boas práticas de armazenamento e descarte do lixo. Orientando assim, os envolvidos as formas como devem proceder com seu lixo, de modo a não queimarem, evitando dessa forma que seja descartado em qualquer lugar de modo a não servir de moradias para insetos como baratas, mosquitos e animais como ratos e urubus.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende até o final do ano, ainda em parceria com o órgão federal – ICMBIO,  contemplar todas as comunidades rurais da Resex Liberdade, que é representada por uma média de 11 comunidades.

Data de publicação: 28/02/2018