Com o período do verão o índice de queimadas urbanas e rurais eleva no município, afetando a população com inúmeros prejuízos, tanto materiais como na saúde. Com o objetivo de evitar esses problemas, a Coordenação de Defesa Civil da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, realizou um encontro com gestores e coordenadores de escolas públicas para elaborar o projeto de prevenção a queimadas.

De acordo com o diretor da escola Antônio Ferreira Gomes, da Comunidade Santa Rosa, área rural do município, o problema de queimadas afeta a maioria dos alunos, sendo necessárias ações de conscientização para minimizar a situação.

“Todos os dias acontecem queimadas lá, e as crianças ficam com dificuldade para respirar. É uma questão cultural, principalmente nas pequenas comunidades. Acredito que ao passar esses conhecimentos na escola, com esse trabalho de conscientização, as crianças multiplicarão essas informações para seus familiares, fazendo com que todos tenham mais consciência”, relatou o gestor.

A intenção da defesa civil é levar as informações do plano de prevenção para toda comunidade de abrangência das escolas. Segundo o subcoordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Melo, as ações desenvolvidas junto com os gestores fazem parte do plano de prevenção as queimadas urbanas e rurais do município.

“Nós não trouxemos o projeto pronto, queremos trabalhar junto com os gestores e coordenadores, para que executem de acordo com suas capacidades e limitações, e estaremos juntos apoiando com a gestão do município. Nossa intenção é que esse projeto seja trabalhado de forma permanente nas escolas”, destacou o subcoordenador.

O prefeito em exercício e secretário de educação municipal Zequinha Lima enfatizou a importância da criação da Defesa Civil Municipal nesta gestão, possibilitando um trabalho de planejamento com outros órgãos, incluindo a Secretaria de Educação. Segundo ele, para prevenir as queimadas é necessário um trabalho de conscientização, tendo em vista a grande quantidade de incêndios registrados neste período.

“Precisamos fazer um trabalho como instituição, como Prefeitura Municipal e juntarmos nossas escolas, nossos coordenadores e fazer uma campanha educativa, para levar esse respeito ao meio ambiente, e prevenir alguns tipos de doenças e de incidentes que acontecem a partir das queimadas, e é através da educação que podemos transformar uma sociedade”, finalizou Zequinha Lima.

Data de publicação: 24/08/2017