O compromisso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul com a população ribeirinha é visível, e comprovado nas palavras de cada um dos moradores que residem ao longo dos rios.

O compromisso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul com a população ribeirinha é visível, e comprovado nas palavras de cada um dos moradores que residem ao longo dos rios, quando falam dos benefícios que chegam em suas localidades. Na manhã desta terça-feira (05), o Prefeito Ilderlei Cordeiro entregou o barco da saúde fluvial totalmente reformado para Secretaria Municipal de Saúde e apresentou para o público presente as canoas de emergência, que realizam o transporte de ribeirinhos, todas em pleno funcionamento.

A moradora Maria José Xavier, da Comunidade Tartaruga, no Rio Valparaíso, foi uma das beneficiadas com os serviços de emergência da Prefeitura. “Esse barco de emergência é muito importante para nossas vidas e dos nossos filhos. Quando não existia cheguei a perder uma filha doente, e agora tenho a garantia de que poderei vir para o hospital o mais rápido possível e ter a vida salva. O barco da saúde é outro serviço muito bom, pois é a oportunidade de chegar médicos, dentistas e todos as demais ações para nossa comunidade. Agradeço o prefeito Ilderlei por ter essa preocupação e continuar levando esses benefícios a cada lugar”, agradeceu a moradora.

Atualmente, são 17 canoas de emergência que realizam esse trabalho, beneficiando mais de  sete mil ribeirinhos. Francisco Silva, da Comunidade Terra Firme de Cima, no Rio Valparaíso, é um dos barqueiros que ajuda a salvar vidas diariamente.  “Esse é um dos melhores projetos da prefeitura, pois inúmeras pessoas já poderiam ter morrido se não tivessem sido socorridas pelos barqueiros na emergência. Socorri um homem que foi atingido por um boi com uma chifrada no peito, e o médico falou que, caso ele não tivesse sido trazido a tempo teria morrido”, contou o barqueiro.

Durante a reforma do barco fluvial os serviços continuaram, usando uma outra embarcação momentaneamente. Foram sete viagens realizadas somente neste ano, levando os atendimentos médicos. Além dos barco fluvial e das canoas de emergência, foram apresentados hoje para comunidade todos os caminhões e barcos que ficam a disposição da Secretaria de Agricultura, para realizar os serviços de escoação da produção ribeirinha. O barqueiro Edelson Francisco, do Rio Juruá Mirim, contou que no início de 2017, quando a gestão do Prefeito Ilderlei recebeu os barcos da agricultura, apenas três estavam em condições de trafegabilidade, outros quatro não mais funcionavam, sendo que apenas um desses ainda tem condições de ser reparado.

“Recebemos barcos novos na antiga gestão, mas no final do mandato eles já estavam totalmente destruídos. De quatro barcos, apenas um vai ter como reformar, os outros três o prefeito Ilderlei já recebeu totalmente destruído. Ele vem mantendo e fazendo o melhor por nós com as condições que recebeu”, relatou.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou o compromisso de sua gestão com a população de Cruzeiro do Sul, sem esquecer dos que residem em áreas mais longínquas. O barco da Saúde Fluvial foi totalmente reformado, devido ter sido recebido no início de seu mandato já em situação precária.

“Passamos quatro meses reformando esse barco da saúde fluvial, que realiza um importantíssimo trabalho. Desde 2014, quando ele iniciou os trabalhos na nossa região, essa é a primeira vez que esta embarcação recebe uma reforma, pois antes eram feitos apenas reparos. Ampliamos a estrutura da sala de enfermagem, do consultório médico, dos banheiros, e assim poderemos oferece um melhor atendimento para todos. Esse é momento propício de fazer a inauguração e mostrar a verdade. Fico triste quando alguns políticos continuam usando a política da difamação, da mentira, da discórdia. Fui acusado pelo ex-prefeito de ter acabado com o barco e com todas as canoas, e podem ver que estão todos aqui. Estamos a disposição do Ministério Público e de todas as fiscalizações necessárias para mostrar que estamos com todo material que recebemos, e ainda reformamos o barco que recebemos em péssima condição. É a verdade chegando à tona”, destacou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 05/06/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!