A atividade é um momento para que todos os participantes tenham um momento de iteração e troca de experiências.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 9ª Oficina de Cuidadores do Programa Melhor em Casa. Os cuidadores são os familiares que cuidam dos pacientes acompanhados pelos serviços. A atividade é um momento para que todos os participantes tenham um momento de iteração e troca de experiências.

Programa Melhor em Casa é um serviço de  atenção domiciliar que atende pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar. A cuidadora Aruza Peres recebe a ajuda dos profissionais do programa para cuidar da mãe que sofre há quatro anos com Alzheimer e Parkinson, e agradece de coração os cuidados.

“A partir do momento que o melhor em casa entrou na vida da gente tudo mudou, pois eles trabalham com muito amor, com dedicação. Eles não cuidam só da pessoa doente, mas de toda família, dando todo suporte necessário”, declarou a cuidadora.

Ozanir Melo foi uma das pessoas que recebeu esse benefício. “Eu tenho diabetes, tive um arranhão no pé que se transformou em uma infecção, precisando ser internado. Quando tive alta em fevereiro passei a ser cuidado pelo programa com cuidados de multiprofissionais. Hoje meu problema está praticamente sanado e eu só tenho a agradecer”, relatou o paciente.

O coordenador do Programa, Galber Melo, explicou que uma equipe de multiprofissionais como médicos, técnico de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista, dentre outros realizam esse atendimento humanizado a cada um dos pacientes. “Essa oficina é para uma troca de conhecimento entre os profissionais e entre os cuidadores, sendo um momento de interação. Vamos também homenagear dois cuidadores que estiveram junto conosco, presenteando-os com um certificado”, informou o coordenador.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Juliana Pereira, atualmente 35 pessoas são atendidas pelo programa, que pode ter até 60 pacientes. Desde que foi criado, mais de 260 pacientes já foram atendidos. “Esse é um dos melhores programas que temos em Cruzeiro do Sul, ele trabalha a promoção a saúde, o tratamento e a reabilitação. Contamos hoje com uma equipe de 15 profissionais para elevar qualidade no atendimento a essas pessoas, trazendo somente benefícios”, finalizou a secretária.

Data de publicação: 08/05/2018

Compartilhe!