A Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu na manhã desta quarta-feira (28) equipamentos para o coordenação de vigilância entomológica da Secretaria Municipal de Saúde, que serão usados no setor de combate a malária, ajudando nos serviços desenvolvidos pelo órgão. O recurso para compra dos materiais foi destinado pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado, que fez a aquisição e repasse dos materiais para o município.

Nesta primeira etapa, os equipamentos recebidos foram: ar condicionado, bebedouros e computadores. Além de Cruzeiro do Sul, também foram contemplados com a entrega dos materiais Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá. Na segunda etapa, com previsão para o mês de julho, serão entregues três caminhonetes, 10 motocicletas, 20 compressores de borrifação costal e 15 microscópios.

A coordenadora do setor de entomologia, Muana Araújo, relatou a importância de receber os equipamentos, uma vez que o número de casos de malária de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves chega a 95% do percentual registrado em todo estado, sendo necessário um olhar diferenciado para esses municípios. Este recurso que vem do Ministério da Saúde, em busca de fortalecer essas ações na malária falciparum, é um recurso que já era ansiosamente esperando, e essa é apenas a primeira parcela. Estamos aguardamos a parte de veículos que estão em aquisição, segundo informações da equipe que veio do estado fazer a deliberação”, falou.

O secretário estadual de saúde, Jemil Júnior, relatou que a entrega dos equipamentos foram divididas em duas etapas distintas. “Essa é uma ação de duas fases, a primeira está sendo entregue hoje, e a segunda provavelmente em julho de 2018. Essa é uma parceria onde o estado está ajudando as prefeituras. São recursos próprios e de parcerias com o Ministério da Saúde”, destacou o secretário de Saúde Jemil Junior.

A secretária municipal de saúde, Juliana Pereira, enfatizou que todo material recebido pelo município é bem-vindo, uma vez que ajuda na contenção com os recursos próprios, podendo ser investidos em outras ações essenciais. “O combate a malária tem um alto custo, e o material que recebemos hoje é de grande valia para o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais. Estamos muito ansiosos para a entrega do restante do material”, destacou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou a importância dos materiais recebidos para somar na luta de esforços que vem sendo realizados pelo município no combate a malária.

“Temos agido diariamente nesta luta de combate a malária em Cruzeiro do Sul. Quando recebemos a responsabilidade por este setor os números já eram elevados, mas estamos em campo, aumentamos o número de agentes, fazemos trabalho de conscientização dos moradores sobre os cuidados que devem ser tomados, é uma verdadeira guerra contra o mosquito que transmite essa doença. A chegada desses equipamentos só ajudam nos esforços feitos por nossas equipes de combate a malária”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 28/03/2018