O prefeito Ilderlei Cordeiro recebeu na manhã desta quarta-feira, 31, uma equipe do Ministério da Educação (MEC) para tratar sobre a implantação do Curso de Medicina em instituições de educação privadas de Cruzeiro do Sul. O município já foi aprovado na primeira etapa do processo, que aconteceu em dezembro de 2017, após se inscrever no edital de abertura. Nesta nova etapa, os avaliadores do MEC realizam uma vistoria, para analisar se os hospitais e demais unidades de saúde têm o suporte necessário estabelecido pelo Ministério da Educação. Em seguida, as universidades passam pelo processo de habilitação e após serem aprovadas terão dois anos para instalar o curso na cidade.

Rosana Leite de Melo, avaliadora da secretaria de regulação do Ministério da Educação, explicou que após essa fase, a escola que for aprovada terá dois anos para se implantar no município.
“O município de Cruzeiro do Sul aderiu a um edital de abertura das escolas particulares. Eles já passaram na primeira fase, e agora é uma avaliação de toda estrutura física de saúde que existe aqui no município. Depois dessa fase, se for aprovada, as escolas particulares já podem atuar. O ministério da educação avalia tanto a parte da saúde como a parte pedagógica neste processo”, explicou.

O diretor clínico do Hospital do Juruá, Drº Ozi Câmara, falou sobre a importância de implantação do curso de medicina na cidade.
“É de extrema importância que o hospital seja comtemplado com novos profissionais, e de preferência da região, pois esses profissionais formando aqui a grande parcela vai se fixar na cidade. Isso é de grande valia para os pacientes, e vai melhorar muito a qualidade e o atendimento”, destacou o médico.
O prefeito Ilderlei Cordeiro explicou que o município realizou todas as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação, entregando toda documentação necessária, para receber a implantação do curso de medicina.

“Quero agradecer ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, que junto com sua equipe mandou a Rosana, que é da secretaria reguladora nesta parte de avaliação de cursos. Quero agradecer ainda o esforço do Deputado Allan Rick, que nos ajudou junto ao MEC, sendo do mesmo partido do ministro. O MEC entrou em contato conosco e nós fizemos a inscrição. Eu creio que vamos ter sucesso também nesta segunda etapa, pois nossa cidade está crescendo a cada dia, estamos fazendo os investimentos para gerar emprego e renda, trazer qualidade melhor de ensino, e quando uma estrutura de ensino chega à nossa cidade, só tende a melhorar cada dia amais o desenvolvimento do nosso município e da região”, relatou.

Data de publicação: 31/01/2018