Intensificando as ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, através Coordenação de Saúde do homem já iniciou a campanha Novembro Azul. O objetivo é prevenir e combater o câncer de próstata e, principalmente, motivar a população masculina a fazer os exames preventivos, conscientizando a comunidade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O câncer da próstata em sua fase inicial tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários e quando mais grave infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

A secretaria Municipal de Saúde recomenda que os homens procurem a unidade básica mais perto de sua casa para realização do exame Antígeno Prostático Especifico (PSA) e também receber orientações no que diz respeito ao câncer da próstata.

“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por essa razão, é importante que se faça o exame regular, porque diagnosticando precocemente, as chances de cura são de cerca de 90%", afirma o secretário municipal de Saúde, Edir Nascimento.

De acordo com o coordenador do programa, Gilmar Giles, além dos exames de prevenção ao câncer da próstata os homens receberão atendimento odontológico, psicológico e nutricionista, bem como outras ações que serão realizadas no decorrer deste mês.

“Realizaremos também palestras nas Escolas do município, na Universidade Federal do Acre e Cidade da Justiça além de uma caminhada saindo do último portal da Avenida Coronel Mancio Lima até praça central que será realizada no dia (30) do corrente mês para o fechamento das atividades, onde serão realizadas ações culturais em parceria com a secretaria municipal de Cultura e esporte, então quero agradecer ao prefeito Ilderlei Cordeiro ao apoio a essa importante campanha e a toda equipe envolvida nesses trabalhos”, destacou o coordenador.

Data de publicação: 09/11/2017

Créditos: Assessoria de Comunicação