O objetivo é promover hábitos saudáveis e levar mais qualidade de vida à população.

Visando promover hábitos saudáveis e levar mais qualidade de vida à população, a prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde começa implantar hortas com plantas medicinais como medicina alternativa, nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A primeira Unidade a realizar a horta foi o Posto de Saúde, Pastor João Braz, no Bairro João Alves, uma iniciativa da Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias (NASF) e jovens da terceira idade, com o objetivo do uso racional das ervas medicinais. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Edir Nascimento, a meta é implantar em todas as unidades básicas de saúde do município.

“Estamos com nosso projeto piloto nessa unidade, a medicina alternativa sem dúvida é algo novo, mas é muito bom, fazer com que as pessoas abandonem o uso dos medicamentos tradicional e utilizem daquilo que é natural, sem dúvida é um grande desafio, mas com trabalho e força de vontade conseguiremos avançar”, disse o secretario.

O prefeito Ilderlei Cordeiro esteve visitando o local e parabenizou a iniciativa de todos os envolvidos, e disse que a prefeitura não vai medir esforços para que esse projeto avance cada vez mais no município, tendo em vista que o ministério da saúde que já financia esse tipo de projeto.

“Quem conhece as plantas medicinais sabe a importância delas, é um tipo de tratamento que vai trazer benefícios para a população, a minha ideia é que busquemos um tratamento natural principalmente com as pessoas que são afetadas com malária, logo o após término dos medicamentos indicados, esses pacientes possam receber um tratamento com plantas medicinais para tratar o fígado que é o órgão mais afetado pela doença então, parabéns à todos os envolvidos com o projeto, com certeza iremos começar a fazer um trabalho diferenciado em parceria com o NASF, a terceira idade e a nossa equipe de saúde para encontrar alternativas para melhorar a saúde da nossa população”, destacou o prefeito.

Data de publicação: 06/11/2017

Créditos: Assessoria de Comunicação