O evento contou ainda com a visita do Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Antonio Toccolini.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro visitou a comunidade indígena Morada Nova, em Feijó, onde está sendo realizada a 39ª Edição dos ‘Expedicionários da Saúde’, direcionada ao Distrito Sanitário Indígena do Alto Rio Juruá. Esta é a primeira vez que o Acre recebe esta expedição, realizada conjuntamente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS), Ministério da Defesa, Expedicionários da Saúde (EDS) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O evento contou ainda com a visita do Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Antonio Toccolini.

De acordo com o secretário de saúde municipal, Edir Clemente, que também esteve presente no local, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul deu total apoio com a parte logística para realizar o transporte dos índios Katuquinas, residentes na área de Cruzeiro do Sul, para que eles fossem levados até Feijó e receber os atendimentos médicos. No local foi montado um hospital de alta tecnologia, dentro da Floresta Amazônica, contando com um investimento de aproximadamente R$1,5 milhões.

O Dsei do Alto Rio Juruá, de responsabilidade da coordenadora distrital Milena Lopes, realizou um levantamento anterior nas 17 etnias na região e constataram a necessidade dos atendimentos voltados para os indígenas. A expectativa é de realizar durante esses dias cerca de 460 cirurgias oftalmológicas e clínica geral, principalmente de catarata e hérnia, pelo menos três mil atendimentos e exames clínicos e mais de 1.200 atendimentos odontológicos. Além disso, também deverão ser realizados atendimentos clínicos especializados, como consultas oftalmológicas, odontológicas, ginecológicas e pediátricas.

Além do apoio logístico da prefeitura, a ação reúne  técnicos da secretaria Especial de Saúde Indígena, militares do Exército e da Aeronáutica e voluntários da organização não-governamental Expedicionários da Saúde. Segundo o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, houve um diálogo entre Sesai, Prefeitura e Distrito Indígena para que haja um convênio entre as instituições.

“Esta é uma ação importantíssima, voltada especialmente para os nossos irmãos indígenas. Agradeço imensamente o apoio do ministro da saúde Ricardo Barros , e a essa iniciativa da ONG Expedicionários da Saúde. Demos todo apoio necessário para que os Katuquinas, que residem na área de abrangência do nosso município, também tivessem acesso a esse importante serviço, são cirurgias e atendimentos, um verdadeiro hospital montado para prestar esses serviços de saúde”, finalizou o prefeito.

Assessoria de Comunicação

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 01/11/2017

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!