O dia “D” será realizado no dia 27 de setembro, contando com diversas atividades

Como forma de alertar, prevenir e esclarecer sobre os sintomas de depressão e prevenir o suicídio, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante este mês a Campanha ‘Setembro Amarelo’. A data faz parte do calendário nacional de saúde, sendo uma forma das pessoas se mobilizarem e se envolverem em busca de combater essa doença.

“Essa doença que está tão presente em nossas vidas diárias, devido o stress, a aceleração do dia, devido o desânimo, então a Secretaria Municipal de Saúde está realizando essa mobilização e fazendo esse alerta. Pedimos a ajuda da sociedade para pedir socorro, caso conheçam alguém em sua família ou eles mesmos”, explicou a educadora física do Núcleo de Apoio as Famílias, Valéria Lima.

O dia “D” será realizado no dia 27 de setembro, contando com atividades como abordagem de rua, que acontecerá a partir das 16h na Avenida Mâncio Lima, onde os profissionais vão orientar e esclarecer o público sobre a doença. Em seguida, à 18h, será realizado no último portal da avenida uma atividade física envolvendo alongamentos, dança e exercícios físicos. E na semana que antecede o dia ‘D’ a equipe realizará esclarecimentos nos meios de comunicação da cidade.

“A atividade física nivela os hormônios do nosso corpo, e um deles é a serotonina, que é o hormônio do bem estar, então a atividade faz com que os níveis de hormônio sejam equilibrados e comecem a liberar alguns que estejam em nível bem baixos, sendo assim nivelados. Durante uma hora de atividade física as pessoas não lembram de seus problemas, dando uma verdadeira sensação de bem estar”, relatou a educadora.

O secretário municipal de saúde Edir Clemente, explicou que é necessário as pessoas ficarem atentas sempre aos seus amigos e aos familiares, ao  perceberem mudanças de comportamentos, como tristeza profunda, insônia, falta de apetite, falta de concentração, falta de motivação, falta de apetite dentre outros.

“Quando se percebem esses comportamentos já é um alerta. A família deve pedir socorro e auxílio, pois essa é uma doença que acaba acometendo toda família. Pedimos que procurem as nossas unidades de saúde, pois temos uma equipe de multiprofissionais, como psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, o médico, o enfermeiro, e nós queremos ajudar, e com todos juntos conseguiremos o êxito e um trabalho bom”, enfatizou o secretário de saúde.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, enfatizou a importância da comunidade participar dessa campanha.

“É necessário que toda população fique atenta a essa doença tão grave que é a depressão, para que assim possamos prevenir o suicídio. Essa mobilização deve ser constante, apesar deste ser o mês que fazemos este alerta com maior ênfase. Nas nossas unidades de saúde as pessoas podem encontrar todo cuidado e acompanhamento necessário, através das nossas equipes”, finalizou.

Data de publicação: 11/09/2017