Na ocasião, além da inauguração da revitalização da escadaria, foi realizada uma homenagem ao Irmão Mariano Spada e a Professora Francisca Rita de Cássia, conhecida por ‘Tia Quita’.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Ministério Público do Acre, inaugurou a revitalização da Escadaria da Escola São José. O monumento histórico do município ganha novo visual e aspecto, com degraus em formato de teclas de piano. A cerimônia de inauguração, contou com a presença da vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo, de desembargadores, promotores, secretários, do Prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro e o vice Zequinha Lima.

Na ocasião, além da inauguração da revitalização da escadaria, foi realizada uma homenagem a duas importantes figuras ilustres, que muito contribuíram com o desenvolvimento educacional da cidade, sendo Irmão Mariano Spada e Professora Francisca Rita de Cássia, conhecida por ‘Tia Quita’. O rosto dos dois foi pintado pelo artista Delson Alves, em forma de caricatura feita no muro da escola. Para a atual diretora, Sernízia Correia, a homenagem representa o agradecimento pelos trabalhos de grande relevância prestados pelos profissionais para o município.

O Procurador geral do Ministério Público do Acre, Drº Oswaldo D’Albuquerque, foi aluno da instituição, e também teve a ‘Professora Quita’ como sua educadora. Emocionado, ele participou da solenidade ao lado da neta da homenageada e falou de sua gratidão com todos os profissionais que contribuíram para seu desenvolvimento educacional, em especial a ‘Tia Quita’.

De acordo com o promotor Iversson Bueno, que teve a ideia de pintar a escada em forma de teclas de piano, em um levantamento histórico foi constatado que a escadaria foi construída em 1985, pelo ex gestor e professor da Escola Irmão Mariano Spada. Durante a solenidade o coral do Conservatório também realizou apresentação.

“A escadaria do São José é um marco histórico da nossa cidade. Viamos este lugar não tão prestigiado, e resolvemos fazer um paralelo com o conservatório Musical do Vale do Juruá, através de pesquisas em outros países, onde pianos eram pintados em escadas para demonstrar a evolução da cultura na cidade e a musicalização que traz o amor às pessoas através desse contato”, relatou o promotor.

O prefeito de Cruzeiro do Sul enfatizou a importância de investir na cultura e homenagear os profissionais, e agradeceu o empenho das Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria de Obras e do Ministério Público, na pessoa do promotor Iverson.

“Não são poucas as pessoas que subiram e desceram a escadaria do São José, e agora ver um lugar como este revitalizado, algo diferenciado, em homenagem aos músicos e a cultura com esse trabalho belíssimo do Conservatório de Música, e homenageando ainda duas personalidades importantíssimas da nossa cidade, o irmão Mariano que também foi meu professor e a Tia Quita, que foi uma mãe para nossas crianças e referencia para educação na nossa cidade. É um lugar que ficou bem diferenciado, com algo bonito para toda população”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 14/12/2017