O Vale do Juruá possui uma das maiores opções turísticas de todo estado, em especial a cidade de Cruzeiro do Sul. Com o objetivo de aumentar o potencial turístico do município e ao mesmo tempo analisar a possibilidade de abertura da fronteira entre Brasil e Peru, o prefeito Ilderlei Cordeiro realizou uma reunião com autoridades dos dois países para discutir interesses mútuos.

Foram convidados para participar do encontro representantes da Receita Federal, Polícia Federal, Marinha, Infraero, Associação Comercial, Sebrae, Agências de Turismo e Câmara de Vereadores. O prefeito do distrito peruano de Breu, localizado próximo à Marechal Thaumaturgo, apresentou durante a reunião o interesse em abrir a fronteira para possibilitar a passagem de materiais necessários para um trabalho de infraestrutura que será realizado no município peruano. O cônsul peruano, Félix Germán Vásques, relatou a importância da reunião para o desenvolvimento de ambos os países.

“Nós ficamos muito contentes hoje pelo prefeito ter nos recebido, porque queremos falar sobre transporte fluvial e mercadorias que o Peru quer trazer desde Pucalpa e passar por Cruzeiro do Sul e chegar até o Breu, que é um distrito Peruano, que tem programa de construção de esgoto e abastecimento de água. Outra parte das conversas que tivemos é para procurar que os assuntos comerciais tenham um desenvolvimento maior, e ainda sobre o potencial turístico entre Cruzeiro do Sul e Pucalpa”, relatou.

Para o presidente da associação Comercial, Assem Cameli, o encontro é visto como o primeiro passo para o desenvolvimento comercial da região. “Isso é muito importante para nosso município, pois assim temos a esperança de mais movimento, já que o Breu tem acesso por Cruzeiro do Sul, e isso vai dar uma alavancada a mais no nosso comércio”, falou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu a presença de todas as autoridades brasileiras e peruanas que compareceram no encontro, além da presença da secretaria municipal de turismo Dayana Maia, e ressaltou a importância das ações para o município de Cruzeiro do Sul.

“Discutimos aqui temas de interesse tanto do prefeito do Breu, como do governo federal do lado peruano, que veio até aqui para falarmos sore a abertura da fronteira para levar produtos de Cruzeiro do Sul, como também trazer do Peru, passar pelos rios brasileiros, por Marechal Thaumaturgo, atravessar a Foz do Breu e chegar até o município peruano do Breu, e isso será mais um avanço no interesse que queremos, que é o de fazer esse trabalho comercial e turístico entre os dois países, pois quando abre-se uma fronteira nesse debate internacional , abre-se também muitas portas para o turismo da nossa cidade”, finalizou Cordeiro.

Data de publicação: 23/11/2017