De acordo com os dados repassados pelo Corpo de Bombeiros, aproximadamente cinco mil pessoas participaram do evento.

São 195 anos, desde a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. Para comemorar a data, o Exército, por meio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, realizaram o tradicional Desfile Cívico Militar. O prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado da 1ª dama Keiliane Cordeiro e do vice-prefeito Zequinha Lima, prestigiou o evento. Autoridades como o senador Gladson Cameli, vereadores representando a Câmara Municipal, os comandantes do Exército, Aeronáutica, Marinha, Bombeiros e PM locais também assistiram ao desfile.

Nem mesmo com a alta temperatura e o forte sol afastou o público. De acordo com os dados repassados pelo Corpo de Bombeiros, aproximadamente cinco mil pessoas  participaram do evento. O prefeito Ilderlei, junto com o senador Gladson e o comandante do 61º  BIS Coronel El-Ãmme revistaram a tropa e deram a abertura ao desfile.

A banda do Exército iniciou o desfile , seguidos pela Marinha do Brasil, Aeronáutica,  tropas do 61º BIS a pé e motorizado, Polícia Militar, Guarda Mirim, Bombeiros, Bombeiros mirins. Em seguida desfilou a Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Cidália, Craveiro Costa e Dom Henrique Ruth. De acordo com o Coronel Fábio El-Ãmme, comandante do 61º BIS,  maior parte do efetivo do quartel participou do desfile.

“Hoje é o dia máximo da nação, a data magna do país, uma data que sempre referenciamos nossa emancipação política, nossa soberania, e como não poderia deixar de ser as forças armadas, junto com a sociedade, estão participando desse ato cívico para que possamos cada dia mais despertar esse espírito junto a sociedade”, destacou o comandante.

O senador Gladson Cameli fez questão de participar da festa representando o senado federal.

“Aqui é nossa região, nossa terra, e eu como senador da república não podia perder a oportunidade de estar aqui, em vista também o feriado prolongado, e eu vim prestigiar o primeiro sete de setembro sendo o primeiro do Ilderlei Cordeiro como prefeito”, enfatizou o senador.

Para o prefeito Ilderlei Cordeiro a data é uma das mais importantes para o país, e necessita agora ser refletida pelo momento de paz que o país necessita.

“Sete de Setembro é o grande momento da nossa história, do nosso país. Nós brasileiros lutamos para ser Brasil, mas hoje é um dia de reflexão, um dia para pensarmos na paz. Sabemos que já lutamos muito, e hoje é o dia de lutarmos pela paz. Precisamos que as famílias se unam e façam uma reflexão de como está nosso país, nosso estado, nosso município, e com isso possamos fazer uma reflexão sobre a paz. Sete de Setembro representa nossa independência, então que possamos buscar a independência pela paz no nosso país. Esse é um momento ímpar, e desejo que todos nós brasileiros possamos viver cada vez mais dias de paz”, ressaltou o prefeito.

Data de publicação: 07/09/2017