Águas escuras rodeada pela fauna exótica e uma flora impressionante com árvores centenárias. Esse é o Rio Croa, patrimônio do Vale do Juruá, que atrai visitantes de várias partes do mundo e é fonte sustentável de renda para boa parte das 56 famílias que ali vivem.

Dada à importância dessa área, a prefeitura de Cruzeiro do Sul através da equipe de elaboração dos Planos de Saneamento Básico (PMSB) e Resíduos Sólidos (PMGIRS) em conjunto com a equipe SEMEIA da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma mobilização Social para conscientização ambiental e coleta de informações para conhecer o local e suas problemáticas nos temas água, esgoto, manejo de água fluvial e drenagem realização do Plano Municipal.

Na ocasião os moradores responderam a um questionário elaborado pela equipe dos planos para se obter um conhecimento mais amplo da região. Jackson Santos é proprietário de uma das pousadas existentes no Rio Croa, para ele a iniciativa do prefeito Ilderlei Cordeiro é louvável tendo em vista que o local oferece roteiro turístico com paisagens que encantam os turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo.

“Agradeço muito a visita dessa equipe que veio fazer esse trabalho de conscientização e também conhecer as problemáticas do local para trazer melhorias para nossa comunidade, vejo que o compromisso que o prefeito Ilderlei Cordeiro tem com os moradores do Rio Croa, então, quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem realizando, nos temos nossas reivindicações e sei que serão atendidas” disse Jackson.

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Sampaio, disse que o Cruzeiro do Sul vive um momento muito importante, e a participação da comunidade é essencial para se ter um diagnóstico preciso de cada parte do município.

“Nosso município vive um momento crucial para o seu desenvolvimento com a construção dos Planos de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, nossa equipe está empenhada nesse trabalho, estamos visitando cada localidade do município de Cruzeiro do Sul, colhendo informações, ouvindo os moradores e suas reivindicações, é através dessas informações que estamos construindo o plano municipal, com certeza vamos dá retorno a população com ações que com certeza vai melhorar a vida de todos” ressaltou a Secretaria.

Data de publicação: 31/07/2017

Créditos: Alcione Medeiros