Os alunos serão capacitado para atuarem como agentes de fiscalização.

Fazendo parte de mais uma etapa da municipalização do trânsito, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtrans), realizou na noite desta terça-feira (20) a aula inaugural do Curso de Formação de Fiscalização e Transporte. A capacitação é voltada para 30 servidores do município e outros 10 do Detran/AC. Os alunos serão capacitado para atuarem como agentes de fiscalização.

A realização do curso conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ufac e da psicóloga Drª Luziane.  Serão ministrados nove módulos, contando com 200 horas aula, que acontecerão no auditório do Projeto Rondon. O curso foi criado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da portaria 002, baseado na portaria 94 do Denatran. O Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Coronel Alves, explicou que este é mais um desafio assumido pela Prefeitura em busca de proporcionar um trânsito seguro na cidade.

“O objetivo é um só, é mais um órgão ajudando não apenas na parte de fiscalização, mas principalmente na parte de educação e orientação. É um curso longo com nove disciplinas, e esperamos chegar ao final dele com a formação de agentes capacitados para atuarem nas ruas, não apenas coibindo, mas orientando e conversando com as pessoas para corrigir as atitudes, de forma educada e harmoniosa. Temos hoje 210 mil  veículos no estado e 26 mil em Cruzeiro do Sul, ocasionando problemas de estacionamento e circulação, mas estaremos a partir do mês de abril com nossos agentes fazendo esse trabalho”, relatou.

O Prefeito em exercício Zequinha Lima participou da aula inaugural, e explicou que a municipalização do trânsito faz parte do Plano de Governo da atual gestão, sendo mais uma etapa do compromisso que está sendo cumprida.

“Uma das coisas que dissemos que iríamos colocar em prática é essa questão do trânsito em Cruzeiro do Sul. O Coronel Alves é uma pessoa que tem se dedicado muito a esse trabalho, e hoje coroamos com esse curso, sendo o primeiro realizado no Acre. Esse é um trabalho educativo, e só vamos melhorar os índices de violência no trânsito com a educação, e nada melhor do que começar essa educação com aqueles que estarão no dia-a-dia levando orientações para a comunidade como um todo”, enfatizou o prefeito.

Data de publicação: 21/02/2018