O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, acompanhado de seu vice Zequinha Lima, reinaugurou na noite desta segunda-feira (14) a Praça de Táxi de Cruzeiro do Sul, considerado um dos principais cartões postais da cidade. O local que já possui uma arquitetura diferenciada, agora ganha novo visual com a revitalização, que proporcionou ainda mais beleza. Durante a noite foram realizadas homenagens póstumas aos profissionais que deixaram sua parcela de contribuição e moções de honra aos taxistas mais antigos que ainda trabalham no lugar.

Durante a inauguração estiveram presentes diversas autoridades como os senadores Gladson Cameli e Sérgio Petecão, o deputado federal Alan Rick e Major Rocha, deputado estadual Nicolau Junior, Jairo Carvalho e Luiz Gonzaga, o presidente da associação dos taxistas Adriano Souza, além da população em geral e familiares de taxistas homenageados.

A revitalização foi de responsabilidade da Secretaria de Trânsito e Transporte de Cruzeiro do Sul, na pessoa do secretário adjunto Coronel Alves. A praça ganha agora uma cobertura de policarbonato transparente, que reduz o calor em 70% devido a utilização de uma tinta com emborrachamento. Fazendo parte da mudança, foram instaladas lâmpadas de led para reduzir os gastos com energia e proporcionar ainda mais beleza, além da instalação de lixeiras, bebedouros e um jardim.

As cores escolhidas para pintura tem todo um significado, o azul simboliza a cor da bandeira do município, e o cinza e amarelo é a cor dos taxistas. Um memorial também foi montado, onde em cada uma das 21 pilastras da praça foi colocada uma foto que referencia ao passado e a história de Cruzeiro do Sul, e ainda uma placa com uma homenagem póstuma aos taxistas mais antigos que já faleceram. Essa é a primeira revitalização realizada no local, desde sua inauguração, em 2004.

O taxista José Edilson, o Bubulha, um dos pioneiros na profissão, lembrou quando os trabalhos iniciaram . "Comecei a pegar no volante em 1961 e em 1963 já vim trabalhar na praça. A praça ficou linda, pois na nossa época nosso amparo era uma árvore alí perto do mercado, para não pegar sol, agora está tudo as mil maravilhas", lembrou o taxista.

O taxista José Bruno, foi homenageado como um dos mais antigos que ainda exercem a função, ele considera que a revitalização ajudará muito no desenvolvimento dos trabalhos.
"Tá lindo e eu gostei muito, agradeço ao nosso prefeito Ilderlei que também está mudando tudo, até nossas ruas. A cidade está linda", destacou o taxista José Bruno.

Uma obra bonita, e com uma história registrada pelas mãos de tantos profissionais, não poderia ficar esquecida, necessitando desse olhar diferenciado da gestão pública. Com essa visão, o prefeito Ilderlei Cordeiro autorizou essa obra há cerca de um mês , quando os trabalhos iniciaram a todo vapor.

"A praça de taxi tem história de todas as áreas. São guerreiros, homens trabalhadores que trabalham aqui. Agradeço muito a todos eles pelo carinho por mim e por meu pai, e não podia deixar de fazer algo para retribuir, e fizemos aqui com pouca coisa e um grande investimento. Além da revitalização trouxemos esse ponto cultural, com conhecimento da história, pois cada coluna tem uma foto mostrando como era antes nossa cidade", relatou o prefeito.

Entre as homenagem póstumas foram lembrados os taxistas Ildefonso Rodrigues Cordeiro, Manoel Tavares dos Santos (Tavares), Antônio Célio de Almeida (Cerezo), Francisco Raimundo de Oliveira Neto (Caíco), Antônio Alves de Oliveira Neto (Bacana), José Leandro Melo Muniz (Fura Cerca), Sebastião Clecione Mota (Teteu), João Vieira ( Cachorrim), Francisco Claudino dos Santos, Sérgio Vasconcelos da Silva, Eliesio Pereira da Silva, Abilho Simão

Na moção de honra foram homenageados Renildes Alves de Abreu (Milde), Raimundo Alberio de Lima, José Francisco do Nascimento (Zé Bruno) e Francisco Bezerra da Costa (Seu Chiquim).Prefeitura reinaugura Praça de Táxi em Cruzeiro do Sul

Data de publicação: 15/08/2017