Orientar pedestres e condutores, proporcionando um trânsito seguro, aliado a um ambiente bonito e agradável, é o principal objetivo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. O projeto realizado no município é inédito em todo Brasil, e leva rotatórias sustentáveis, construídas com pneus de carros e caminhões, a lugares onde não existia a sinalização. Além disso, a secretaria está revitalizando as já existentes, dando uma cara nova para toda cidade, e intensificando as sinalizações horizontais e de advertência.

Nas construções das rotatórias sustentáveis, além da reutilização do pneu, que demoraria até 600 anos para se decompor na natureza, são plantadas pequenas árvores, que embelezam o ambiente e geram benefícios para população e para os espaços públicos. A novidade tem agradado a população, e será levada para outros pontos da cidade.

A primeira rotatória foi construída com pneus de carro, sendo um projeto piloto. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Coronel Alves, a ideia agora é utilizar pneus de caminhões, por serem mais fortes e aguentarem o impacto de alguns veículos, que acabam atingindo a obra e deteriorando-a.

“Tivemos algumas ideias, levamos para o prefeito Ilderlei Cordeiro que prontamente nos atendeu. Com essas medidas além de melhorarmos o aspecto físico da nossa cidade, estamos contribuindo com o meio ambiente retirando os pneus, também com a sustentabilidade na melhoria da qualidade de vida através da arborização, e o principal que é a sinalização do trânsito, evitando acidentes e salvando vidas”, destacou o secretário adjunto.

Já foram construídas duas rotatórias sustentáveis na cidade, sendo uma no Centro e outra próximo a Secretaria de Obras, além da revitalização de uma ao lado da Praça de Táxi, outra na Praça da Juventude e no bairro da Cohab. Serão implantadas outras rotatórias sustentáveis na cidade nos próximos dias, sendo três no Bairro 25 de Agosto, uma na Avenida Mâncio Lima e outra no bairro do Formoso. As revitalizadas serão as do Estádio Arena do Juruá, do Posto Fiscal na AC-405, a da entrada da Comunidade Santa Rosa e entrada da cidade, no início da Variante, sendo que esta terá um trabalho diferenciado.

Para o prefeito Ilderlei Cordeiro a sinalização é primordial para oferecer um trânsito seguro aos condutores. A pintura de todas as áreas foi intensificada para que os motoristas e motociclistas possam se orientar, evitando dessa forma as infrações.

“Com o processo da municipalização, algumas infrações são de responsabilidade do município, e até para desmistificarmos essa situação da indústria de multa estamos fazendo uma sinalização na cidade nas esquinas, pintando de cores diferentes as áreas onde pode ou não estacionar, para que o condutor possa ter noção desse espaço”, enfatizou o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito deu início também nesta semana a revitalização da Praça de Táxi de Cruzeiro do Sul, o que a transformará o local em um dos principais cartões postais da cidade. A obra terá duração de 20 a 30 dias. Os taxistas foram realocados em outros pontos estratégicos da cidade, sendo alguns próximo da praça no centro, outros no Cais e na Praça da Bandeira. O prefeito enfatizou a importância da obra e pede a compreensão dos profissionais que utilizam o espaço e da população durante os dias que o trabalho estiver sendo realizado.

“Já autorizei a revitalização desse espaço de grande importância da nossa cidade. A praça de táxi fica localizada bem no centro de Cruzeiro do Sul, e não podemos deixar um espaço tão bonito como este abandonado, temos que cuidar, deixar um ambiente bonito e agradável para nossa população, para os profissionais que aqui trabalham e para os turistas que por aqui passam”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 20/07/2017

Créditos: Vanísia Nery