Prestar os cuidados necessários para o desenvolvimento das crianças de forma eficaz é o principal objetivo do Programa ‘Criança Feliz’, lançado na manhã desta sexta-feira, 01, pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O evento aconteceu no Centro de Referência a Assistência Social, contando com a presença de mães e crianças que serão assistidas pelo programa. A secretária municipal Keiliane Cordeiro fez a abertura oficial do programa.

As mães participaram de diversas atividades junto com seus filhos durante o lançamento. Graça Rodrigues é avó do pequeno Wesley de um ano e quatro meses, ela cria ele como filho, e a partir de agora terá o acompanhamento do programa.

“Eu só espero coisas boas do Programa Criança Feliz, porque meus netos irão receber acompanhamento em casa, e assim ter um bom desenvolvimento na infância, eles sendo feliz para mim é o que importa. Eu agradeço ao prefeito Ilderlei Cordeiro pelo cuidado e preocupação com as crianças da nossa cidade”, declarou.

O 'Criança Feliz' foi lançado em 2017 pelo Governo Federal e depende da iniciativa de cada município interessado em realizar a adesão. Ele atende crianças inseridas no Cadastro único e no Bolsa  famílias com idade entre 0 a 03 anos, gestantes e as crianças até seis anos inseridas no Beneficio de Prestação Continuada, o BPC, que atende pessoas com deficiência.

De acordo com a supervisora do programa em Cruzeiro do Sul, Maria José Ricardo, Cruzeiro do Sul contará com uma equipe de seis visitadores, que atenderão os beneficiários em uma parceria com as secretarias de educação, saúde e cultura, sendo gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Cruzeiro do Sul está de parabéns por mais essa conquista. O prefeito Ilderlei Cordeiro aderiu ao programa que acompanhará mais de duzentas famílias do município, levando para as famílias um suporte nos cuidados e desenvolvimento das crianças. Através dos visitadores, a criança vai está tendo um acompanhamento semanal, quinzenal e mensal, levando atividades que auxiliam no desenvolvimento delas” , explicou.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Keiliane Cordeiro, explicou que durante os acompanhamentos os agentes chegam a diagnosticar  crianças que sofrem negligência.

“Esse é mais um programa que vem para melhorar o atendimento das famílias que são acompanhadas pela assistência Social, e vai funcionar dentro do CRAS. Nas visitas os profissionais vão detectar o desenvolvimento das crianças, o relacionamento familiar, vale ressaltar que nesses acompanhamentos são detectadas negligências, crianças tendo seus direitos violados, nesses casos elas serão encaminhadas para assistência através do CRAS e lá são tomadas as devidas providências. Então é um programa muito importante para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade, sabemos que é da infância que podemos detectar  futuras pessoas problemáticas”, finalizou a secretária.

Data de publicação: 01/09/2017