A proposta do evento é criar um plano para os próximos dez anos.

Com o tema: ‘Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS’ a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza a XI Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 01 e 02 de agosto.  A proposta do evento é criar um plano para os próximos dez anos, apresentando os desafios, os serviços que devem ser implantados ou ampliados pelo município, além de outras propostas na área da assistência social.

O prefeito Ilderlei Cordeiro participou da abertura da conferência, junto com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Keiliane Cordeiro, Conselho Estadual e Municipal de Assistência Social, além de representantes do Serviço Único de Assistência Social (Suas).

Lucicleide Ferreira, usuária do Suas, é beneficiária do Bolsa Família. Segundo ela, o programa fez todo diferencial em sua vida, proporcionando não apenas um auxílio em dinheiro, mas diversas outras oportunidades para aprimorar seus conhecimentos e mudar as condições de renda.

“Graças ao programa meus filhos tiveram acesso a diversos cursos. Hoje eu e minha filha somos acadêmicas de enfermagem da Ufac, pois através do cadastro único podemos participar de seleções na universidade. Resumindo, só posso dizer que o bolsa família trouxe inúmeros pontos positivos”, contou.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Keiliane Cordeiro, explicou que entre os principais benefícios do Cadastro Único estão vantagens na economia na tarifa de energia, isenção no Enem e concursos públicos, cotas nas universidades, dentre diversos outros que ainda necessitam ser mais difundidos, para a sociedade ter conhecimento sobre os programas.

“Para se ter uma ideia da importância da conferência, a política de Assistência Social foi firmada a partir de uma conferência. Então hoje vamos apresentar tudo que temos feito durante o ano, como está o Suas, e como queremos que esteja daqui a dez anos”, explicou a secretária Keiliane.

A Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Cláudia de Paoli, destacou que entre os principais desafios enfrentados atualmente está a deficiência no financiamento dos programas federais, que ainda trabalham de forma igualitária com todos os municípios, não levando em consideração as diferenças de cada cidade, como por exemplo os preços de produtos e serviços.

O prefeito Ilderlei Cordeiro realizou a abertura da Conferência. Ele enfatizou a necessidade e importância da prefeitura investir na Assistência Social, sendo uma área que está inserida em todos os setores da sociedade.

“Nós não poderíamos deixar um tema tão importante como esse de lado. A ação social está envolvida diretamente em todas as secretarias do nosso município. Além de manter os contratos que já existiam na gestão passada com as entidades que trabalham com a assistência, agora queremos ampliar. Além de outros recursos, conseguimos em Brasília a construção de um novo Centro de Referência a Assistência Social (Craes), já abrimos a licitação e queremos iniciar a obra e inaugurar esse ano ainda, para que possamos prestar um bom atendimento para nossa população. A demanda é grande, mas o município tem feito sua parte nas diversas áreas”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 02/08/2017

Créditos: Vanisia Nery