Pelo menos 40 usuárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) serão beneficiadas

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou na manhã desta quarta-feira (19) o primeiro encontro do ‘Grupo de Convivência e Oficinas de Geração de Emprego’, ofertados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A abertura do programa piloto aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e beneficiará pelo menos 40 usuárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com os inúmeros benefícios ofertados pelo município para as mulheres.

Entre as principais ações desenvolvidas no grupo está a oferta dos benefícios de saúde, como preventivos, vacinações, encaminhamento para acompanhamento médico e dos demais profissionais, acesso a educação, cursos e capacitações, retirada de documentos, acompanhamento dos filhos, rodas de conversa, dentre outros que são ofertados pelo município.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Keiliane Cordeiro, esse é um grupo de serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, sendo um projeto piloto do plano de mulheres.

“Esse grupo é uma união de todos os programas que a secretaria oferece para os munícipes. Pretendemos inserir essas mães de família no mercado de trabalho e prestar todo apoio. Aqui é uma parceria com todos os programas das secretarias de desenvolvimento social, da saúde e da educação, como também uma parceria com o Ceanon”, destacou a secretária.

Os encontros do grupo acontecerão três vezes por semana no Cras, tendo turmas separadas em turnos da manhã e da tarde. A intenção da Secretaria de Desenvolvimento Social é realizar uma Feira Social, para que as mulheres atendidas pelos programas possam expor seus produtos, fruto das capacitações, como artesanatos, comidas, corte e costura, dentre outros, e assim adquirir uma renda.

Data de publicação: 19/07/2017

Créditos: Vanísia Nery