Pelo menos 15 agricultores participaram da capacitação, durante três dias.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou o Curso de Operação e Manutenção de Microtrator para produtores rurais do Ramal do Pólo, na Vila Lagoinha. Pelo menos 15 agricultores participaram da capacitação, durante três dias, recebendo os conhecimentos necessários para operar as máquinas conhecidas por ‘tobatas’, utilizadas para aragem de terra, transporte de carga, dentre outras funções.

O produtor Francisco Erivan agradeceu o empenho da prefeitura, em levar para as comunidades a especialização necessárias para melhorar os trabalhos já realizados nas comunidades. “O curso foi ótimo, pois nos ajuda a ter mais conhecimento, aprendemos como manusear os tratores. O melhor benefício é a agilidade em trabalhar com essa máquina, pois no trabalho manual demora muito, e com a tobata é bem mais rápido”, destacou.  

O técnico Alzanízio Rocha, explicou que o curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, repassando todas os conhecimentos de troca de óleo, filtro, nível de óleo, montagem e desmontagem, dentre outros conhecimentos.

“Durante o curso ouvimos muitos relatos, de produtores que não tinham o conhecimento, mas agora estão capacitados e saberão cuidar das máquinas”, Alzanizio Rocha, técnico do curso.

O Secretário Municipal de Agricultura, Genilson Maia, explicou que a parceria entre Prefeitura e Senar já proporcionou mais de 23 capacitações para produtores rurais desde o início da gestão do Prefeito Ilderlei Cordeiro, distribuídas em toda zona rural, capacitando quase 550 famílias em todas as áreas.

“Esse ano não podia ser diferente, e já iniciamos este curso de microtratores para os produtores do Pólo Florestal da Lagoinha. Este é mais um compromisso da gestão, o de desenvolver o campo, desenvolver as atividades rurais e levar assim conhecimento aos produtores para que eles possam melhorar a vida no campo”, enfatizou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 25/05/2018

Créditos das Fotos: Vanisia Nery

Compartilhe!