O prefeito Ilderlei Cordeiro foi recepcionado com alegria pelos indígenas na Aldeia Samaúma, localizada ao longo da BR-364.

O Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril, foi celebrado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com uma grande festa cultural com o Povo Katuquina (Nokekui). Muita dança, música e brincadeiras marcaram as comemorações desta data. O prefeito Ilderlei Cordeiro foi recepcionado com alegria pelos indígenas na Aldeia Samaúma, localizada ao longo da BR-364, sendo uma das sete aldeias da área pertencente ao Povo Katuquina.

Os secretários de cultura, turismo, educação, agricultura, meio ambiente e planejamento também participaram da solenidade, levando aos indígenas os esclarecimentos sobre todas as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura em cada uma das pastas, levando em consideração sua cultura e tradição.  O assessor indígena municipal Levino Katuquina destacou que os laços entre gestão municipal e povos indígenas estão cada vez mais firmes.

Para o líder indígena, Fernando Katuquina, a comemoração do dia do índio é um momento especial para toda comunidade, pois relembram as batalhas que tiveram que travar para obter os direitos alcançados, e as lutas que ainda precisam continuar contra o preconceito. Ele ressaltou a importância de manterem as tradições e costumes. “Nós falamos o português somente com as pessoas que não são daqui, pois entre nós índios fazemos questão de continuar mantendo a tradição, para que ela seja levada de geração em geração, não ficando jamais esquecida. Nossos filhos e irmãos só saem daqui da aldeia quando precisam fazer o nível superior, pois aqui temos creche, temos ensino fundamental e médio, e gostamos de morar aqui na aldeia”, destacou o cacique geral.

Na companhia do cacique, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, se comprometeu em continuar realizando ações em prol da melhoria de vida e desenvolvimento em cada uma das aldeias, através da políticas públicas do município, e falou da alegria em estar presente com o povo indígena nesta data especial.

“Não podia deixar de estar junto com eles comemorando essa cultura tão bonita. Agradeço muito pelo carinho, pela receptividade, me colocaram para dançar junto com eles, e para nós é uma alegria. Fazemos parte desse povo querido, que tem histórias bonitas, de um passado que temos que reviver cada dia mais, não podemos deixar apagar essa cultura e as suas tradições. Como prefeito tenho feito o possível, e vou continuar fazendo cada dia mais, com o apoio necessário na saúde, na agricultura, na educação, e vamos investir ainda mais na cultura e no turismo e Feliz Dia do Índio a todos nós”, finalizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Data de publicação: 19/04/2018