A piscicultura é uma das áreas que vem crescendo significativamente na região, e em especial no município de Cruzeiro do Sul. Pensando em alavancar e investir no aperfeiçoamento das pessoas que trabalham nesta área, levando novos conhecimentos e informações, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Sebrae realizam o curso de ‘Construção de Viveiros e Açudes e Sistemas de Produção’. O prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do secretário municipal de agricultura Genilson Maia, do superintendente do Sebrae no Acre Mâncio Lima Cordeiro e da gestora de piscicultura do Sebrae Rina Costa, realizou a abertura do primeiro módulo do projeto.

Ao todo, o curso conta com nove módulos, sendo que em cada etapa será ministrado um assunto diferente voltado para a área da piscicultura. A capacitação tem como público alvo os pequenos piscicultores, produtores, técnicos e demais interessados. De acordo com o professor do curso, o consultor do Sebrae na área de piscicultura, Eduardo Ono, nesta primeira etapa são repassados aos alunos os fundamentos da piscicultura, começando pela parte de infraestrutura, construção de viveiros e açudes e sistema de produção.

“Nesta etapa o produtor já começa entendendo como faz o cálculo, a quantidade de peixes que cabe em cada tanque e açude, o tempo de criação e investimento inicial, para entenderem não apenas a parte técnica em si, mas também a parte econômica relacionada a produção de peixe”, relatou.

O piscicultor Elson de Oliveira esta participando da capacitação. E neste sábado aconteceu em sua área a parte prática do curso. “Com esses cursos a gente consegue adquirir novos conhecimentos, aprende a forma correta de trabalhar e assim reduz despesas, pois aplica o dinheiro no que realmente é necessário”, falou o piscicultor Elson de Oliveira.

O superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Lima Cordeiro, destacou que os cursos são uma forma de preparar pessoas capacitadas para atender as necessidades do mercado.
O curso contou com a participação de pelo menos 80 pessoas.

O prefeito Ilderlei Cordeiro parabenizou a participação de todos e dos parceiros na idealização e realização do curso. “Esse é um compromisso da minha gestão que fiz no plano de governo, de que vamos investir muito em capacitações para os produtores rurais. Esse ano já fizemos vários cursos, temos investido na qualificação. A piscicultura é uma área que está crescendo muito na nossa cidade, alguns na área comercial e outros apenas para alimentação. Parabenizo a todos que vieram participar, agradeço a equipe do Sebrae em nome do Mâncio , ao Senar, no nome do Marcelo, e agradeço ainda a Seaprof, que o governo tem dado um apoio em alguns investimentos”, finalizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Data de publicação: 25/11/2017