A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou o curso de cultivo de cana de açúcar e produção de seus derivados para produtores do Ramal do Zé Alves, localizado na Vila Lagoinha, na BR-364. A capacitação tem o objetivo de aperfeiçoar e levar técnicas para pessoas que já trabalham com o cultivo da cana. O prefeito em exercício Zequinha Lima esteve no local onde as aulas práticas foram aplicadas, acompanhado do secretário municipal de agricultura Genilson Maia e do chefe do Senar na região Marcelo Diógenes.

O produtor Ivo Gomes de Holanda foi um dos beneficiados com o curso. Ele já trabalha há dez anos com cana e contou que só agora conseguiu aperfeiçoar os conhecimentos com as novas técnicas recebidas. “Estávamos precisando de um curso como esse na nossa comunidade. Estamos vendo nossos sonhos cada vez mais próximo de ser realizado, e o curso é uma parte deles. Nos empolgamos tanto aqui que já vãos criar até mesmo uma cooperativa, para termos um espaço agradável, adequado e de qualidade”, contou o produtor.

O instrutor do curso, José Leandro, explicou que os produtores receberam todas as orientações necessárias para produzir os derivados da cana da melhor forma.

“Aqui o curso veio para melhorar com o que eles já trabalham. Estão aprendendo as técnicas para plantar, cortar, manusear o caldo no tacho. Eles produziam, mas não era com a qualidade que o mercado exige. Fomos a campo, e agora já estamos fazendo produtos de ótima qualidade”, explicou.

O prefeito em exercício enfatizou que os cursos são momentos importantes gestão municipal, sendo uma forma de aperfeiçoar os conhecimentos em cada área que os produtores já atuam.

“É uma cultura que esteve por algum tempo esquecida pelos produtores e nos últimos anos tem sido melhorada e incentivada e ter assim um produto alternativo para abastecer a cidade. Nós temos que aproveitar o conhecimento que as pessoas já tem, da tradição, que vem de muito tempo, e acrescentar a esse  conhecimento técnico. Estamos com os técnicos do Senar, nessa parceria com a prefeitura, melhorando a qualidade dos produtos dele e assim melhorar a renda de cada um deles. Este é o segundo curso nesta área que realizamos este ano, e atenderemos muitos outras comunidades”, finalizou Lima.

Data de publicação: 30/10/2017