O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, recebeu com entusiasmo o anúncio dos investimentos em prol da população cruzeirense.

Diversos investimentos voltados para área educacional de Cruzeiro do Sul foram anunciados na manhã desta quinta-feira (10) pelo Ministro de Estado de Educação Rossiele Soares, em uma solenidade realizada na Quadra Coberta Poliesportiva do bairro Miritizal. O ministro anunciou a implantação da faculdade de medicina no município e realizou a autorização da construção de três novas creches na cidade. O prefeito de Cruzeiro do Sul , Ilderlei Cordeiro, recebeu com entusiasmo o anúncio dos investimentos em prol da população cruzeirense.

O Deputado Federal Alan Rick, principal articulador da implantação do curso de medicina, esteve presente na solenidade, onde também realizou a assinatura da ordem de serviço para construção da biblioteca do Lar Esther Cameli, junto com Prefeito Ilderlei e a empresa que executará a obra. A obra orçada no valor de R$289,304 mil beneficiará diversas crianças e adolescentes que são atendidas no abrigo. Demais autoridades como os senadores Gladson Cameli e Sergio Petecão, o deputado federal Major Rocha, a secretária de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação Eline Nascimento, dentre outros, também estiveram presentes na solenidade.

Durante seu discurso, o ministro Rosseli Soares enfatizou a retomada na construção de obras paradas e a construção de três novas creches em Cruzeiro do Sul que atenderão o bairro do Remanso e Vila Santa Luzia, através de um investimento de R$5,6 milhões. “É muito importante retomar obras que foram deixas paradas, com esta creche aqui ao lado que viemos visitar, ações realizadas através de uma metodologia inovadora. Já entregamos mais de duas mil obras em menos de dois anos e continuamos fazendo um grande esforço para retomar, pois deixar obras paradas é um dos maiores crimes”, explicou o ministro.

O deputado federal Alan Rick, articulador da implantação do curso de medicina, destacou ainda que apenas 28 municípios do Brasil foram habilitados para receber o benefício, sendo Cruzeiro do Sul um deles. “Esta tem sido uma luta do nosso mandato, que conseguimos trazer a faculdade de medicina para Cruzeiro do Sul. Uma faculdade privada e também o pedido feito para o ministro para Universidade Federal do Acre. O ministro está a disposição para abrir a vaga para Ufac, desde que haja interesse da universidade. Dessa forma, estamos ajudando o município de Cruzeiro do Sul e já sonhando com a segunda etapa”, destacou.

O ministro enfatizou ainda que o Ministério da Educação deseja trazer também para Cruzeiro do Sul através da rede pública. “Lançamos um edital nacional para seleção tanto de municípios, como para instituições de oferta de curso de medicina, ampliado o número de médicos através da rede privada, e também vamos estudar a expansão das vagas públicas no curso de medicina aqui para o estado do Acre. A expansão da vaga pública não impede que tenhamos a vaga privada, é importante que tenhamos acessos também a rede privada e pública, sendo importante lembrar que temos o Fies, Prouni e outras formas de financiamento”, ressaltou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu todos os investimentos anunciados pelo ministro para  município de Cruzeiro do Sul.  “Queremos agradecer o ministro da educação, que não mediu esforços para vir no nosso município conhecer de perto a realidade, saber como está o andamento da creche que recebemos da gestão anterior. Pedimos ao ministro a liberação de mais recursos para que a gente conclua ela, além disso pedirmos também a reprogramação de construção de três creches, a qual fomos atendidos. Isso traz investimentos para cidade e melhorias para os que precisam, que são as crianças. Agradecemos ao ministro também pela construção dessa quadra, que beneficiará não só os alunos , mas todos os moradores do bairro, sem esquecer de um dos anúncios mais importantes, a implantação da faculdade de medicina, por isso agradecemos muito ao ministro que veio trazer essa importante notícia”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 10/05/2018

Créditos das Fotos: Flávio Barros