O Centro Cultural é considerado o prédio mais antigo do Acre, por manter a mesma característica arquitetônica desde a sua fundação.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado da Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, a Desembargadora Denise Bomfim, e do Desembargador Pedro Ranzi, visitou na manhã desta quarta-feira (30) o Centro Cultural do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A Prefeitura firmou uma parceria com o TJ para revitalizar toda área. O município realizará o projeto, e deve buscar capitanear recursos junto a parlamentares para a execução da obra. O Centro Cultural é considerado o prédio mais antigo do Acre, por manter a mesma característica arquitetônica desde a sua fundação.

A Presidente do TJ agradeceu o empenho constante da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em busca de firmar parcerias que trazem benefícios para população cruzeirense. “Mais uma parceria com a prefeitura e com Prefeito Ilderlei, para revitalizarmos esse prédio que é o mais antigo do município de Cruzeiro do Sul. Aqui será um ponto turístico maravilhoso, fomentando o turismo, a história do poder judiciário e da cidade”, destacou.

O Prefeito de Cruzeiro do Sul ressaltou a importância da parceria com o Tribunal de Justiça, em busca de revitalizar um dos monumentos históricos do município.

“Este é o prédio mais antigo de Cruzeiro do Sul, e não pode ser deixado de lado. Precisávamos nos unir e firmar essa parceria para revitalizar este local tão importante e que possui uma história importantíssima para nossa cidade. A intenção é revitalizar a área inteira deste morro, não apenas o prédio, e tornar este mais um dos pontos turísticos da nossa cidade, para que os moradores e quem vem de fora possam conhecer a história deste local, e ainda, ter acesso a um ambiente bonito e agradável”, destacou o prefeito.

Veja abaixo o histórico do prédio:

Considerado o prédio mais antigo do Acre, por manter a mesma característica arquitetônica desde a sua fundação. O local começou a ser erguido em 1904, após a assinatura da Ata de Fundação da cidade, com as presenças do Marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo e do primeiro Juiz de Cruzeiro do Sul, o Dr. Fernando Luis Vieira Ferreira. Sua construção foi concluída com o formato atual em 1911. Foi sede da primeira Prefeitura (Intendência do Alto Juruá) e depois foi repassado ao Poder Judiciário, onde abrigou por décadas os cartórios e o Tribunal de Júri da Comarca. Neste local histórico da cidade, ainda funcionou um Tribunal de Apelação (os recursos de sentenças), que teve como um de seus presidentes o Desembargador Távora (1913-1917).

Em 2003, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre tomou a iniciativa de transformar esse patrimônio de nosso município em museu, denominado Centro Cultural do Juruá. O local recebe centenas de visitantes todos os anos, entre os quais: turistas, estudantes, munícipes e autoridades.

Histórico escrito por Narcélio Flávio Generoso, Técnico Judiciário.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 30/05/2018

Créditos das Fotos: Vanisia Nery

Compartilhe!