Em uma solenidade, realizada no Galpão do bairro da Cobal, o Prefeito Ilderlei Cordeiro relatou os benefícios para cidade com a chegada das novas tecnologias.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou na tarde desta sexta-feira (18) a apresentação da CBCN (Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável) e dos novos caminhões coletores, para população do município. A ONG CBCN será a responsável por cuidar de toda parte de limpeza e recolhimento de resíduos sólidos.  Em uma solenidade, realizada no Galpão do bairro da Cobal, o Prefeito Ilderlei Cordeiro relatou os benefícios para cidade com a chegada das novas tecnologias.

O CBCN trabalha há 50 anos com desenvolvimento sustentável e usa o conhecimento da Universidade de Viçosa para educação ambiental e geração de renda. “Esse é um momento muito importante, pois estamos começando uma nova fase do manejo dos resíduos sólidos em Cruzeiro do Sul, trazendo uma experiência e aplicando na logística, trazendo tecnologia, caminhões novos, sistema de coleta sistematizado, um calendário de coleta, faremos coleta de grandes geradores. Temos um caminhão equipado com balança no chassi, que pesa o lixo no momento que entra na praça de alimentação do caminhão”, destacou o Josélio Araújo – coordenador nacional do CBCN.

Parte desses trabalhos, sem fins lucrativos, já está sendo produzido e visa planejar e transformar Cruzeiro do Sul em uma cidade sustentável, economicamente viável, ambientalmente educada, capaz de num futuro próximo transformar lixo em energia, de tratar o esgoto, criar novas alternativas de renda com o fortalecimento de cadeias produtivas e de ter nossas crianças ensinando a seus pais a importância de cuidar de um pedaço tão sensível da Amazônia que é a região do Vale do Juruá. É um desafio grande, que conta com o conhecimento da Universidade, mas que depende do apoio da população para que no futuro tenhamos a cidade que todos desejam.

O Prefeito Ilderlei explicou que a parceria entre Prefeitura e CBCN foi possível após a aprovação do projeto junto a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul. Segundo ele, toda parte de gerenciamento de resíduos sólidos, além das limpezas de ruas e predial do município serão realizadas pela ONG.

“Quero agradecer mais uma vez o carinho do povo, que tem compreendido nossos projetos. Quero sair da minha gestão como o prefeito que pensou não só no hoje, mas também no futuro da nossa cidade e da nossa geração. Quando falamos em meio ambiente se pensa nisso. Nossa cidade teve um aterro sanitário na época do prefeito Aluísio Bezerra, que depois virou um lixão.  Eu não poderia ficar de braços cruzados, e fui buscar tecnologias e informações, e encontrei a CBCN. É uma organização sem fins lucrativos, tem mais de 50 anos e é ligada a Universidade de Viçosa. Através dessa parceria conseguimos três caminhões coletores de lixo,  se adaptando com a estrutura que já tínhamos, e buscando assim a cada dia o desenvolvimento, a tecnologia, a melhor qualidade, e com toda experiência que eles têm na área ambiental resolver os problemas do município”, destacou o prefeito.

Toda parte de limpeza do município será gerenciada pela CBCN, desde a coleta de lixo até a limpeza predial e de ruas. De acordo com o prefeito, os investimentos financeiros serão basicamente os mesmos, com a diferença que recebe tecnologia, inovação e melhor condição para desenvolver os trabalhos.  

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 18/05/2018

Compartilhe!