O Prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado dos secretários de agricultura, saúde, planejamento e educação,  recebeu nesta semana os líderes indígenas da etnia Katuquina na Prefeitura de Cruzeiro do Sul  para discutirem parcerias e melhorias para a comunidade. Entre as principais reivindicações apresentadas, os indígenas solicitaram a construção de uma creche na localidade, situada na BR-364, melhoria no acesso para cada uma das aldeias e parceria na construção de uma casa de apoio para jovens que necessitam sair das aldeias para estudar na área urbana do município.

O prefeito Ilderlei ouviu atentamente cada reivindicação, e em um bom diálogo se comprometeu a levar as melhorias apresentadas pelos indígenas durante a reunião. O assessor indígena municipal Levino Pequeno agradeceu o apoio com os povos indígenas . “Nós trouxemos algumas demandas para o nosso gestor municipal, o que está dentro das suas competências, como educação, produção e saúde que está englobado  dentro do governo municipal, além de implementar algumas ações que venham a beneficiar o nosso povo, nada que seja além da responsabilidade como gestor municipal”, falou o assessor.

O líder Fernando Katuquina enfatizou que as parcerias entre município e indígenas colaboram com o desenvolvimento cultural, turístico e econômico dos povos indígenas.

“Nosso assunto com prefeito foi em relação a melhoria na qualidade da educação, da cultura, da produção, turismo, para que possamos fazer a construção do nosso trabalho e do povo katuquina, para que tenhamos cada vez mais qualidade de vida. O prefeito se comprometeu a melhorar o acesso nas nossas aldeias, aumentar nas escolas a parte de creche, pois temos muitas crianças de 03 a 05 anos, e ainda a ajuda para construção de uma casa de apoio aqui na cidade, para nossos jovens que vem para faculdade e cursos técnicos”, destacou.

O prefeito Ilderlei enfatizou que junto com os secretários responsáveis por cada uma das pastas, fará o possível para atender o mais rápido possível as reivindicações, enfatizando ainda os demais planos da gestão voltados para melhoria indígena.

“Temos também uma grande preocupação com nossos irmãos indígenas. Tivemos uma boa conversas com eles aqui, ouvindo suas principais reivindicações, eles que estão diretamente dentro das aldeias e podem nos falar o que podemos fazer para melhorar ainda mais. Um dos objetivos da nossa gestão também é construir um Centro Indígena, onde eles e as demais etnias da região terão a oportunidade de expor toda sua cultura, trabalhar com mais afinco, e assim melhorar ainda mais o turismo e economia da nossa região. Já temos inclusive o local onde será construído, estamos trabalhando para que possamos o mais breve ter esse local importante”, enfatizou o prefeito.

Data de publicação: 30/03/2018