O prefeito Ilderlei Cordeiro abriu o evento, dando as boas vindas a todas as autoridades e população presente

Cruzeiro do Sul foi sede do grande lançamento do Programa Internet Para Todos no Acre, que aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no Teatro dos Náuas, contando com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab. Na oportunidade, o ministro lançou ainda o Projeto ‘Correios Celular’, na companhia do Presidente dos Correios Guilherme Campos. O prefeito Ilderlei Cordeiro abriu o evento, dando as boas vindas a todas as autoridades e população presente, agradecendo o benefício dos dois programas que chegam em Cruzeiro do Sul para facilitar a comunicação.

O Programa Internet para Todos, do Governo Federal, visa garantir conectividade a milhares de localidades que não contam com acesso à internet de banda larga. Somente em Cruzeiro do Sul serão 39 locais beneficiados com o programa. Em todo Brasil são mais de 40 mil. Para conseguir o benefício, as prefeituras de cada município precisaram fazer suas inscrições prévias junto ao MCTIC, indicando as localidades que precisam do atendimento.

A prefeitura entra com a contrapartida, arcando com as despesas de energia elétrica que os equipamentos vão consumir, além de cuidar e manter os locais onde as antenas serão instaladas em parceria com a comunidade. As conexões do programa Internet para Todos serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e com previsão de 18 anos de vida útil.

O Internet Para Todos ampliará a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente a população atualmente desatendida, utilizando-se do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Isso permitirá a oportunidade de contratar os serviços em condições justas e razoáveis, abaixo dos valores praticados atualmente pelo mercado.

Na mesma solenidade, foi realizada a Apresentação do ‘Correios Celular’ e lançamento de um selo especial em comemoração a implantação do novo serviço de telefonia móvel em Cruzeiro do Sul. O evento foi dirigido pelo Presidente dos Correios Guilherme Campos. Em breve todas as agências de Correios do Acre, de cidades que utilizam o DDD 68, estarão comercializando chips e recargas do Correios Celular. A meta é alcançar todos os Estados do país até o fim deste ano. O objetivo é atender aos clientes que buscam serviços simples, práticos e prestados com transparência. Os pacotes foram planejados para estar entre os mais baratos do mercado.

O que falaram as autoridades:

Ministro Gilberto Kassab

“Nós estamos nas vésperas do início da operação do primeiro satélite de propriedade do Governo Brasileiro, e o estado do Acre vai ser um dos estados mais beneficiados por esta operação. Nós vamos ter a oportunidade de levar coletividade, banda larga, internet para todos os municípios, para as escolas públicas, para os postos de saúde, e aqui hoje, com a presença de todos os prefeitos do estado, tivemos a oportunidade de lançar o programa no Acre, e a partir de junho começarão a chegar as primeiras antenas que trarão essa grande transformação para o estado, melhorando a qualidade de vida das pessoas, melhorando a eficiência dos serviços públicos, melhorando enfim as condições do desenvolvimento econômico do estado do Acre”, relatou o ministro.

Prefeito Ilderlei Cordeiro

Cruzeiro do Sul viveu hoje um momento histórico, o anúncio do Programa ‘Internet Para Todos’. O programa beneficiará nossos irmãos das comunidades mais distantes, ribeirinhas, povos indígenas e dos ramais, levando internet banda larga, com acesso facilitado. O Ministro Gilberto Kassab nos deu a honra de fazer esse importante lançamento na nossa querida cidade, sendo sede para todo Acre. Me sinto muito feliz e realizado em receber aqui todos os outros prefeitos do Acre que vieram, junto com o Senador Sérgio Petecão, Gladson Cameli, o Senador Jorge Viana e os parlamentares Deputados Allan Rick e Major Rocha, prestigiar esse momento. O ministro já se comprometeu que em maio já iniciará a instalação. Nós entramos com o pedido de 39 pontos, e isso é muito importante. Outro programa belíssimo que vem atender as demandas do nosso município é o Correios Celular, uma nova rede de telefonia que também foi também anunciado hoje pelo Presidente dos Correios Guilherme Campos”, enfatizou o prefeito.

Senador Sérgio Petecão

“Quando convidei o Kassab para vir até Cruzeiro do Sul, estive no gabinete dele junto com o Ilderlei. Quando Kassab tomou a frente desse programa eu confesso que fiquei animado, pois ele é um executor de obras. Hoje minhas palavras são de agradecimento, pois confesso que estou com uma expectativa muito grande. Os valores gastos com internet vão reduzir bastante, as prefeituras vão economizar também, e todos só tem a ganhar, principalmente a população”, destacou o senador.

Senador Gladson Cameli

“Parabenizo ao ministro por esse importante programa do Governo Federal de levar internet para todos. Tem comunidades onde existem telefones orelhão mas não funcionam, como é o caso da Restauração. Com a internet chegando até essas comunidades mais distantes, eles poderão se comunicar pelo celular através do whatsapp. Muito obrigada de coração, este é um grande presente, foi meu aniversário de 40 anos, e sinto-me contemplado com esse grande programa”, enfatizou o senador.

Senador Jorge Viana

“Nós precisamos melhorar a infraestrutura para o Juruá. Só temos hoje um mecanismo , que é a linha de fibra ótica de Rio Branco para cá, quando ela é interrompida temos apagão aqui, quando chove dá problema, então precisamos ter investimento nesta área. O anúncio é importante, pois está se anunciando de usar o único satélite que é 100% do Brasil pra trazer internet para as comunidades, para lugares isolados e para as aldeias. Esse evento é importante para vivermos uma fase nova e começar a ter esperança, pois agora tem um satélite”, ressaltou o senador.

Presidente dos Correios

“O Sistema do Correios Celular funciona como qualquer outra operadora. O chip é vendido nos correios, você faz a recarga na agência dos correios, ou via celular/ internet, e tem um serviço, bom, bonito e barato, melhor do que qualquer um outro dos oferecidos na praça, inserindo os Correios dentro desse novo mundo digital, em que as pessoas deixaram de usar a carta e passam a usar esse novo método de comunicação, que é o telefone celular”, destacou.

Levino Katuquina – indígena de uma das comunidades contempladas

“Esse é um presente que o ministro traz para o vale do Juruá, beneficiando todos nós, inclusive os povos indígenas, que estão dentro do município de Cruzeiro do Sul. Recebemos isso como mais um avanço para nossa comunidade, para avançar mais nossa educação e saúde indígena, e também terá mais avanço no fortalecimento e no avanço da nossa cultura. Isso traz algo muito importante para o povo, que apesar de sermos indígenas também precisamos estar conectados ao mundo não indígena para conhecer as tecnologias que são renovadas quase que anualmente”, agradeceu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 27/03/2018

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!