Em comemoração ao encerramento da campanha “Novembro Azul”, que trabalha na prevenção e combate ao câncer da próstata, a prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio da Secretaria de Saúde promoveu uma caminhada para alertar a população masculina da importância de cuidar saúde.

A caminhada aconteceu do início da Avenida Coronel Mâncio Lima até o coreto da praça central, onde foram desenvolvidas diversas atividades como jil jitsu, demonstração de treinamento funcional, ginástica aeróbica e uma singela homenagem ao Sr. Aluisio Ferreira Gomes, 80 anos, que em 2006 foi acometido pelo câncer da próstata, fez o tratamento e venceu a doença. “Venci porque fiz o tratamento corretamente, o câncer foi descoberto ainda precocemente, e graças a Deus eu tive a chance de vencer a doença, hoje estou aqui muito feliz recebendo essa homenagem”, disse o ancião.

De acordo com o Coordenador da Saúde do homem, Gilmar Giles, a campanha foi um sucesso. “Conseguimos sensibilizar a população masculina, convidamos, e eles atenderam nosso convite indo até as unidades de saúde, onde passaram por atendimento médico e realizaram os exames que detectam preventivamente o câncer de próstata, então quero agradecer a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa da Dayana Maia e ao prefeito Ilderlei Cordeiro que foi sensível a essa causa dando apoio necessário para a realização dessas atividades”, destacou o coordenador.

O Secretário de Saúde, Edir Nascimento enfatizou que as unidades de saúde do município continuarão prestando os mesmos atendimentos o ano todo. “Os homens que não tiveram tempo de procurar o posto de atendimento durante o mês de novembro não deixem de fazer os exames necessários que trás o diagnóstico precoce do câncer de próstata, é uma doença perigosa, que se não descoberta precocemente, pode matar”, alertou o secretário.

Data de publicação: 04/12/2017

Créditos: Assessoria de Comunicação