A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (19) uma capacitação em Triagem Neonatal voltada para técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde. O aperfeiçoamento é repassado aos profissionais pelo médico do Nativida, Drº Leonardo Pires, vindo de Porto Velho (RO), e visa repassar para os profissionais todas as informações e importância da realização do exame mais conhecido como teste do pezinho.

De acordo com a coordenadora da Triagem Neonatal, Kátia Moura, as mães dos recém nascidos são orientadas desde o pré-natal sobre a obrigatoriedade da realização do exame entre o 3º até o 5º dia de vida das crianças.
“Nas crianças que apresenta alteração, a secretaria municipal de saúde presta total apoio no tratamento, e fazemos todo acompanhamento. Nós temos diversos tipos de patologia que são detectadas através desse exame, por isso a importância de realizar, pois pode ser tratada o mais rápido possível”, relatou a coordenadora.

Por ano, média de 1200 crianças realizam o teste em Cruzeiro do Sul, sendo que o município atende também bebês dos demais cidades vizinhas da região. Através da triagem neonatal, neste ano foram detectadas três crianças com ‘biotinidase neonatal’, uma doença metabólica na qual o organismo não consegue obter a vitamina biotina, ocasionando assim atraso no desenvolvimento, convulsões, erupções na pele, perda da audição, problemas de fala, entre muitos outros, porém quando detectada precocemente e iniciado o tratamento, poucas são as chances de surgir qualquer sintoma da doença. O secretário municipal de saúde em exercício, Roberto Holanda, falou sobre a importância em capacitar os profissionais de enfermagem.
“Já fazemos a triagem neonatal há muito tempo nas unidades do município, e é muito importante treinar cada vez mais nossos profissionais, recebendo essa capacitação, para estarem cada dia mais aptos a atenderem a população do nosso município”, destacou.

A triagem neonatal constitui-se de métodos para detecção precoce de doenças nos recém-nascidos. Esse teste é feito no sangue e a coleta é realizada através de um pequeno furo, geralmente no calcanhar e gotinhas de sangue são coletadas em papel filtro especial para análise laboratorial.

Data de publicação: 19/10/2017