Outras localidades de Cruzeiro do Sul, como os bairros São Cristovão, Remanso, Sacado e Gleba Juruá (próximo a Ponte do Rio Juruá) passarão pelo mesmo processo de legalização das terras.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu da União o título da área urbana da Vila Santa Luzia, durante uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (06) na localidade beneficiada. Representantes do Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), oficializaram a entrega da área de aproximadamente 59 hectares para o patrimônio do município. A prefeitura deverá realizar um trabalho posterior de topografia e levantamento das terras para assim entregar os títulos para cada morador.

O vice-prefeito Zequinha Lima recebeu o documento oficial das mãos da representante do Terra Legal no Acre Rosineide Araújo. A solenidade contou com a presença maciça da população local, além de políticos que fizeram a articulação para que esse benefício chegasse até a comunidade, como o deputado federal Flaviano Melo e a deputada federal Jéssica Sales, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales, que iniciou a busca pela legalização da área durante seu mandato, além de contar com a presença de vereadores de Cruzeiro do Sul e demais autoridades.

A moradora da comunidade, Odália Simão da Silva, de 75 anos, falou da alegria dela ao ter a terra regularizada. “Com minha terra legalizada ninguém pode tomar quem manda sou eu e poderei fazer o que quiser com ela. Vou poder bater no peito e dizer que essa terra é minha”, declarou a moradora.

Segundo a chefe do escritório de regularização fundiária da Amazônia Legal no Estado do Acre, Rosineide Araújo, a entrega dos títulos representa uma importante conquista.“Nós estamos passando para prefeitura a área do total urbana da Vila Santa Luzia. O início desse processo se deu há 09 anos, passando por diversas etapas para só então voltar para o nosso escritório para que pudéssemos fazer a entrega para o município”, relatou.

O vice prefeito Zequinha Lima, enfatizou a importância de cada morador ter sua terra legalizada.

“Esse é um sonho antigo de todos os moradores do Santa Luzia,  de ter o documento da sua terra e da sua casa, e está sendo concretizado a partir da luta política dos nossos parlamentares de oposição que se esforçaram bastante para que a gente pudesse ter esse ganho. Eu junto com o prefeito Ilderlei Cordeiro ficamos muito felizes com essa conquista. A partir de agora, feita a oficialização dessa terra ao patrimônio do município, a prefeitura fará a topografia dos terrenos que tem aqui para futuramente fazer a distribuição dos títulos definitivos para os moradores”, relatou o vice-prefeito.

Data de publicação: 06/10/2017

Créditos: Assessoria de Comunicação