Na oportunidade os moradores da comunidade responderam a um questionário sobre as problemáticas de saneamento básico e resíduos sólidos no local.

Dando sequência as visitas nas comunidades rurais do município para a construção do Plano Municipal, a prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio da secretaria técnica dos planos PMSB e PMGIRS esteve visitando a comunidade Indígena Katukina, distante 40 km de Cruzeiro do sul. O objetivo é conhecer de perto as necessidades que a comunidade indígena enfrenta no que diz respeito à água, esgoto, manejo de água fluvial e drenagem, tendo em vista o diferencial na cultura e no modo de vida.

De acordo com Levino de Souza, assessor indígena a nível municipal, esse é um momento importante.

“É um momento muito importante para nossa comunidade, sabemos que o saneamento básico é essencial para a vida, nosso povo tem sofrido muito com a falta de água nas aldeias e com a construção desses planos de Saneamento Básico e Resíduo Sólido acredito que vai melhorar nossa qualidade de vida, então queremos agradecer a visita da equipe da prefeitura, que veio conhecer de perto as necessidades do nosso povo e também parabenizar o prefeito Ilderlei Cordeiro por essa iniciativa que com certeza vai proporcionar melhorias de vida para todos nos” disse o assessor.

O Indigenista Especializado, João de Souza, que acompanhou a equipe técnica da prefeitura durante a visita, disse que a parceria é indispensável.

“É fundamental essa parceria dos órgãos governamentais para efetivar os trabalhos de saneamento básico, sabemos que sempre existe o problema de falta de água, por isso esse plano de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos é muito importante para a comunidade indígena”, disse o indigenista.

Eutimar Sombra Coordenador da equipe técnica do plano, falou do objetivo da visita aos indígenas.

“Essa visita na comunidade Katukina é muito importante para que possamos colher as informações concretas, é uma cultura diferente da nossa, por isso é importante conhecer o modo de vida deles para que possamos oferecer o que eles necessitam”, enfatizou Sombra.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Rosa Sampaio, fez referência à importância dessa etnia dentro do plano municipal.

“O povo indígena não poderia ficar de fora do plano municipal essa visita é importantíssima, estamos vendo de perto os problemas que eles enfrentam no seu dia a dia estamos ouvindo suas reivindicações para que possamos ter um diagnostico completo das reais necessidades desse povo indígena para que possamos retornar com ações de melhorias de vida para eles”, finalizou a secretária.

Data de publicação: 10/08/2017

Créditos: Assessoria de Comunicação